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FCC - 2013 - MPE-AM - Agente Técnico - Economista
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É correto afirmar:
Considere as seguintes informações:
1. Em um país há dois fabricantes tradicionais de televisores (A e B), que produzem e comercializam TV’s LCD de 32 polegadas, com vida útil média de 10 anos ao preço de $ 1.000 cada, sendo esse preço fixado com base em um mark up de 30% em relação aos custos de produção. O mercado demanda 1 milhão de aparelhos por ano e os consumidores optam entre as marcas A e B conforme seu maior grau de simpatia por uma ou por outra, já que ambas têm a mesma qualidade.
2. Dada a tradição de qualidade dos produtos e o histórico de ausência de defeitos de fabricação, não há a tradição do mercado de televisores desse país de oferecer garantia a seus produtos.
3. Com a realização da Copa do Mundo de Futebol, em 2014, o fabricante C instalou-se no país para conquistar esse mercado de televisores. Para tanto, lançou um modelo de TV LCD de 32 polegadas, ao preço de $ 400, sob o slogan “A TV da Copa”. Também ele fixou seu preço com um mark up de 30% em relação a seus custos de produção e sua unidade fabril é capaz de produzir 1,2 milhão de aparelhos por ano.
4. Aparentemente as marcas A, B e C podem competir entre si, pois oferecem produtos equivalentes: TV’s LCD de 32 polegadas com as mesmas funcionalidades. A única distinção entre elas que o consumidor percebe é a diferença de preço de comercialização. O consumidor não sabe, no entanto, que o fabricante C utiliza componentes mais baratos e de menor qualidade e que, portanto, a vida útil média de seu produto é de apenas 2 anos, daí o slogan “A TV da Copa”, pois pouco tempo depois ela deixará de funcionar.
Nesse contexto, é correto afirmar:
1. Em um país há dois fabricantes tradicionais de televisores (A e B), que produzem e comercializam TV’s LCD de 32 polegadas, com vida útil média de 10 anos ao preço de $ 1.000 cada, sendo esse preço fixado com base em um mark up de 30% em relação aos custos de produção. O mercado demanda 1 milhão de aparelhos por ano e os consumidores optam entre as marcas A e B conforme seu maior grau de simpatia por uma ou por outra, já que ambas têm a mesma qualidade.
2. Dada a tradição de qualidade dos produtos e o histórico de ausência de defeitos de fabricação, não há a tradição do mercado de televisores desse país de oferecer garantia a seus produtos.
3. Com a realização da Copa do Mundo de Futebol, em 2014, o fabricante C instalou-se no país para conquistar esse mercado de televisores. Para tanto, lançou um modelo de TV LCD de 32 polegadas, ao preço de $ 400, sob o slogan “A TV da Copa”. Também ele fixou seu preço com um mark up de 30% em relação a seus custos de produção e sua unidade fabril é capaz de produzir 1,2 milhão de aparelhos por ano.
4. Aparentemente as marcas A, B e C podem competir entre si, pois oferecem produtos equivalentes: TV’s LCD de 32 polegadas com as mesmas funcionalidades. A única distinção entre elas que o consumidor percebe é a diferença de preço de comercialização. O consumidor não sabe, no entanto, que o fabricante C utiliza componentes mais baratos e de menor qualidade e que, portanto, a vida útil média de seu produto é de apenas 2 anos, daí o slogan “A TV da Copa”, pois pouco tempo depois ela deixará de funcionar.
Nesse contexto, é correto afirmar:
Em junho de 2013, ocorreram diversas manifestações populares no país, as quais tinham por objetivo reverter os aumentos de tarifa do transporte coletivo urbano de passageiros. Com o fito de contribuir para esse fim, o Governo Federal editou a Medida Provisória n° 617, de 31/05/2013, a qual reduziu a zero as alíquotas da COFINS e do PIS-PASEP incidente sobre as receitas auferidas com o transporte rodoviário, metroviário e ferroviário regular e coletivo de passageiros em área municipal ou de região metropolitana formalmente constituída. Considerando a estrutura do sistema tributário brasileiro e a busca do mesmo objetivo de redução das tarifas no transporte coletivo municipal e em região metropolitana, é correto afirmar:
Considere:
I. Para as companhias participantes do Novo Mercado da BM&FBOVESPA, Poder de Controle significa o poder efetivamente utilizado de dirigir as atividades sociais e orientar o funcionamento dos órgãos da Companhia, de forma direta ou indireta, de fato ou de direito, desde que a participação acionária detida pelo grupo controlador seja superior a 25%.
II. O percentual mínimo de ações em circulação que a Companhia deve ter para ser admitida no segmento Novo Mercado da BM&FBOVESPA, percentual esse que deve ser mantido durante todo o período em que os valores mobiliários por ela emitidos permaneçam registrados para negociação no Novo Mercado, deve totalizar pelo menos 25% do total do capital social da Companhia.
III. As companhias participantes do segmento Novo Mercado da BM&FBOVESPA devem divulgar periodicamente suas demonstrações financeiras em português e inglês, bem como a posição acionária de todo aquele que detiver, de forma direta ou indireta, 5% ou mais do capital social.
IV. Sempre que uma companhia sair do Novo Mercado da BM&FBOVESPA terá cancelado seu registro como companhia aberta, sendo-lhe vedado retornar a esse segmento de negociação de ações a qualquer tempo.
Está correto o que se afirma APENAS em
I. Para as companhias participantes do Novo Mercado da BM&FBOVESPA, Poder de Controle significa o poder efetivamente utilizado de dirigir as atividades sociais e orientar o funcionamento dos órgãos da Companhia, de forma direta ou indireta, de fato ou de direito, desde que a participação acionária detida pelo grupo controlador seja superior a 25%.
II. O percentual mínimo de ações em circulação que a Companhia deve ter para ser admitida no segmento Novo Mercado da BM&FBOVESPA, percentual esse que deve ser mantido durante todo o período em que os valores mobiliários por ela emitidos permaneçam registrados para negociação no Novo Mercado, deve totalizar pelo menos 25% do total do capital social da Companhia.
III. As companhias participantes do segmento Novo Mercado da BM&FBOVESPA devem divulgar periodicamente suas demonstrações financeiras em português e inglês, bem como a posição acionária de todo aquele que detiver, de forma direta ou indireta, 5% ou mais do capital social.
IV. Sempre que uma companhia sair do Novo Mercado da BM&FBOVESPA terá cancelado seu registro como companhia aberta, sendo-lhe vedado retornar a esse segmento de negociação de ações a qualquer tempo.
Está correto o que se afirma APENAS em
Com respeito às Sociedades de Capital Aberto e suas relações com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), é correto afirmar: