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FEPESE - 2014 - MPE-SC - Analista Ministerial - Pedagogo
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Diferentes estudos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem norteiam as práticas pedagógicas nas escolas. Uma das bases psicológicas mais defendidas por educadores na atualidade é aquela que sustenta que a relação entre a aprendizagem e o desenvolvimento constitui-se num movimento dialético e histórico.
São ideias defendidas por esta abordagem teórico-metodológica:
1. A aprendizagem da criança começa muito antes da aprendizagem escolar.
2. O desenvolvimento dos indivíduos ocorre exclusivamente por reações biológicas.
3. Desde os primeiros dias de vida de uma criança, o aprendizado e o desenvolvimento estão inter-relacionados.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São ideias defendidas por esta abordagem teórico-metodológica:
1. A aprendizagem da criança começa muito antes da aprendizagem escolar.
2. O desenvolvimento dos indivíduos ocorre exclusivamente por reações biológicas.
3. Desde os primeiros dias de vida de uma criança, o aprendizado e o desenvolvimento estão inter-relacionados.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Sobre a Educação de Jovens e Adultos, é correto afirmar:
1. A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.
2. Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, suas condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames.
3. O Poder Público viabilizará e estimulará o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si.
4. Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular.
5. Os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos por meios informais serão aferidos e reconhecidos mediante exames.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.
2. Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, suas condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames.
3. O Poder Público viabilizará e estimulará o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si.
4. Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular.
5. Os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos por meios informais serão aferidos e reconhecidos mediante exames.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
63. Segundo o documento orientador Indagações sobre currículo : currículo e avaliação (Brasília:Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007), a avaliação é uma das atividades que ocorre dentro de um processo pedagógico. Este processo inclui ações que implicam a própria formulação dos objetivos da ação educativa, na definição de seus conteúdos e métodos, entre outras.
A avaliação, sendo parte de um processo maior, deve ser utilizada:
A avaliação, sendo parte de um processo maior, deve ser utilizada:
62. Numa perspectiva de gestão democrática de educação e de escola pressupõe-se como concepção e modelo de planejamento o participativo.
O planejamento participativo deve:
1. enquanto metodologia de trabalho, constituir a base para a construção e para a realização do Projeto Político-Pedagógico da escola.
2. não ser meramente técnico e instrumental, à medida que parte de uma leitura de mundo crítica, que apreende e denuncia o caráter excludente e de injustiça presente em nossa realidade.
3. compreender a participação como requisito fundamental para uma nova educação, uma nova escola, uma nova ordem social; uma participação que pressupõe e aponta para a construção coletiva da escola e da própria sociedade.
4. trazer consigo duas dimensões fundamentais: o trabalho coletivo e o compromisso com a transformação social.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
O planejamento participativo deve:
1. enquanto metodologia de trabalho, constituir a base para a construção e para a realização do Projeto Político-Pedagógico da escola.
2. não ser meramente técnico e instrumental, à medida que parte de uma leitura de mundo crítica, que apreende e denuncia o caráter excludente e de injustiça presente em nossa realidade.
3. compreender a participação como requisito fundamental para uma nova educação, uma nova escola, uma nova ordem social; uma participação que pressupõe e aponta para a construção coletiva da escola e da própria sociedade.
4. trazer consigo duas dimensões fundamentais: o trabalho coletivo e o compromisso com a transformação social.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Sobre o processo de planejamento, é correto afirmar:
1. O planejamento não deve ser tomado apenas como mais um procedimento administrativo de natureza burocrática, decorrente de alguma exigência superior ou mesmo de alguma instância externa à instituição.
2. O planejamento deve ser compreendido como mecanismo de mobilização e articulação dos diferentes sujeitos, segmentos e setores que constituem a instituição e dela participam.
3. O planejamento deve ser compreendido como mecanismo por meio do qual se obtém o controle total dos fatores e das variáveis que interferem no alcance dos objetivos e resultados almejados; por isso não pode ser flexível.
4. O planejamento deve assumir um caráter determinista em que o objeto do plano, a realidade, é tomada de forma estática, passiva, pois, em tese, tende a se submeter às mudanças planejadas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. O planejamento não deve ser tomado apenas como mais um procedimento administrativo de natureza burocrática, decorrente de alguma exigência superior ou mesmo de alguma instância externa à instituição.
2. O planejamento deve ser compreendido como mecanismo de mobilização e articulação dos diferentes sujeitos, segmentos e setores que constituem a instituição e dela participam.
3. O planejamento deve ser compreendido como mecanismo por meio do qual se obtém o controle total dos fatores e das variáveis que interferem no alcance dos objetivos e resultados almejados; por isso não pode ser flexível.
4. O planejamento deve assumir um caráter determinista em que o objeto do plano, a realidade, é tomada de forma estática, passiva, pois, em tese, tende a se submeter às mudanças planejadas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.