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O processo de planejamento participativo da escola vem ganhando importância na literatura acadêmica entre pesquisadores que defendem a descentralização do sistema educacional como um caminho para a democratização da gestão da educação e a melhoria da qualidade do ensino.

Nesse sentido, é correto afirmar:

1. A construção do planejamento participativo da escola está ancorada fundamentalmente nas relações de poder estabelecidas entre a comunidade escolar e os dirigentes do sistema educacional.

2. O planejamento participativo tem por função modernizar os tempos e os espaços da escola, tendo como referência uma realidade em constante transformação social.

3. A construção do planejamento participativo deve levar em conta que a escola possui vínculos institucionais com um determinado sistema escolar, ou seja, sua autonomia deve ser entendida de forma relacional, inserida em um contexto de interdependências.

4. A participação ativa da comunidade escolar, se constituindo como um coletivo que pensa a escola, favorece a construção de um planejamento no qual estejam presentes diferentes pontos de vista sobre a realidade escolar, possibilitando a interação entre famílias, professores, estudantes, funcionários e especialistas.

5. O diálogo e o debate democrático são fundamentais para a produção de critérios coletivos na orientação do processo de planejamento participativo, pois significados comuns são estabelecidos corroborando para a identifcação destes na escola.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
No campo educacional muito tem se discutido a respeito da construção de um projeto político pedagógico articulado a uma gestão democrática e ética que ofereça condições para que professores, estudantes e famílias participem na definição de qual escola desejam.

Nesse sentido, o projeto político pedagógico se constitui como um documento:
48. No que concerne à pesquisa participante como instrumento de inovação e avaliação do ensinar e aprender, é correto afirmar:

1. Devido ao seu caráter crítico-refexivo e à sua perspectiva transformadora, a pesquisa participante contribui para o trabalho docente, ao envolver pesquisador e pesquisados como protagonistas interessados em, coletivamente, propor possíveis soluções para os problemas colocados.

2. A comunicação, sob a perspectiva da pesquisa participante, deve ser acessível para todos. O pesquisador deve aprender a ouvir e a respeitar ideias com diferentes sintaxes culturais e adotar a humildade daqueles que desejam aprender.

3. O conhecimento produzido, por meio da pesquisa participante, está relacionado com uma ação transformadora que oferece melhores condições para todos conviverem no espaço escolar.

4. A pesquisa participante se divide em dois momentos: o diagnóstico preciso da escola e da população de estudantes a ser pesquisada; a execução de um plano de ação por parte do pesquisador para solucionar os principais problemas colocados.

5. A autenticidade e a prática são princípios metodológicos da pesquisa participante, no sentido de produzir um saber escolar que parte da experiência do docente especialista para indicar metodologias de ensino e avaliar a aprendizagem dos estudantes.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Teóricos da área da educação vêm defendendo a aprendizagem cooperativa como uma nova forma de promover e facilitar a integração grupal, a partir de uma perspectiva relacional e dialógica.

Com relação aos benefícios dessa proposta, é correto afirmar:

1. O trabalho cooperativo incrementa a qualidade de aprendizagem de cada um, favorecendo o aspecto cognitivo e a capacidade de agir coletivamente em busca de solução de problemas.

2. A exposição de diferentes pontos de vista sobre um problema a ser enfrentado gera a desconfiança e estabelece os limites entre o que é individual e o que é coletivo, dificultando a cooperação entre os membros.

3. A aprendizagem cooperativa estimula a rivalidade de ideias, favorecendo a competição e a valorização do indivíduo sobre o coletivo.

4. O respeito às ideias, às necessidades e ao ritimo de cada pessoa são características de um trabalho cooperativo, ao criar vínculos afetivos e proporcionar sentimentos de aceitação e de utilidade que serão transferidos para outras relações.

5. A capacidade de chegar a acordos baseados no diálogo e no respeito, permitindo que diferentes ideias sejam colocadas por todos, favorecem a aquisição de valores, a disposição de cooperar e o interesse pelo outro.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A atuação educacional é caracterizada também por modelos de relacionamento ou estilos de liderança utilizados por professores, mestres ou coordenadores. Segundo pesquisadores da área, podem-se dividir tais modelos de liderança educacional em duas vertentes: o educador-líder e o educador-gerente.

No que diz respeito a esses dois modelos, é correto afirmar: