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O início das atividades de preservação de madeira no Brasil teve como base o tratamento de dormentes pela indústria ferroviária e dos postes para redes de distribuição de energia elétrica. A seleção adequada do preservante a ser utilizado e a escolha do método de aplicação são condições fundamentais para conferir uma boa proteção e exigem o conhecimento das condições de agressividade biológica a que a madeira está sujeita quando empregada, além de sua permeabilidade e resistência natural. O produto utilizado na preservação da madeira deve apresentar diversas características apresentadas abaixo.
Com relação a essas características, assinale a opção incorreta.
Os dormentes é um dos principais elementos das vias férreas, com as seguintes funções: suportar os trilhos, manter o eixo da via constante e transmitir ao lastro as ações verticais e horizontais dos eixos dos veículos ferroviários. Com relação a este assunto, assinale o item incorreto.
Lastro de ferrovia é um corpo granular, com distribuição granulométrica conveniente, sobre o qual se assentam os dormentes que, por sua vez, suportam os trilhos (Figura 1). Neste uso, os agregados exercem diversas funções. De acordo com as funções abaixo, assinale o item incorreto.
Anualmente, em face da dinâmica fluvial, os canais de navegação têm que ser redefinidos e, por conseguinte, rebalizados e re-sinalizados. A figura abaixo apresenta a sinalização de uma hidrovia de acordo com o Sistema de Balizamento Marítimo – Região “B” – da IALA. Assinale a opção que define corretamente a simbologia de sinalização utilizada.
Com relação ao projeto de hidrovias, deve-se garantir a navegação livre e segura das embarcações tipo adotadas. Definidas essas embarcações, a hidrovia deve ser dimensionada, atendendo a diretrizes básicas. Com relação às diretrizes, analise as afirmativas a seguir.
I. A largura mínima em trechos retilíneos para permitir o cruzamento seguro e sem redução de velocidades de embarcações é de 4,4 vezes a boca da embarcação tipo.
II. A área hidráulica do canal deve ser superior a 5 vezes a área da seção mestra da embarcação tipo.
III. Para que não haja restrição de velocidade nas curvas, o raio mínimo de curvatura deve ser de 5 vezes o comprimento da embarcação tipo.
É correto o que se afirma em