Questões da prova:
Cebraspe (cespe) - 2010 - CNPQ - Analista em Ciência e Tecnologia Júnior
limpar filtros
120 Questões de concurso encontradas
Página 23 de 24
Questões por página:
Questões por página:
mostrar texto associado
Nas relações de coesão entre os elementos do texto, o termo “tal”, presente nas linhas 11 e 19, retoma, em ambas as ocorrências, o termo “conhecimento-emancipação” (L.8-9).
mostrar texto associado
Devido à estrutura sintática em que ocorrem, o emprego dos pronomes após o verbo em “ensinou-nos” (L.7) e em “tornar-se” (L.17) é obrigatório; por isso, a correção gramatical do texto seria prejudicada se esses pronomes fossem utilizados como em “se constitui” (L.11).
mostrar texto associado
Seriam mantidas a correção gramatical do texto e a coerência entre os argumentos, caso o trecho “a rejeitar o senso comum conservador, o que em si é positivo, mas insuficiente” (L.7-8) fosse assim reescrito: a rejeitar o senso comum conservador; e isso, em si, é positivo, mas insuficiente.
mostrar texto associado
Subentende-se, no encadeamento dos elementos de coesão, o termo conhecimento depois de “um outro” (L.4).
mostrar texto associado
A argumentatividade do texto apoia-se na tese de que nem todas as grandes teorias rejeitam a experiência e as ideias em que se baseia a “construção da imagem do homem natural” (L.24-25).