limpar filtros
Questões por página:
Um determinado equipamento de um sistema elétrico de potência tem em sua especificação a tensão de alimentação de 1.000 V, potência de 1.500 kVA e reatância de sub-transitória de 20%. Esse equipamento está em um setor onde a tensão de base é de 2.000 V e a potência de base, de 4.500 kVA.

A reatância subtransitória desse equipamento, por ocasião da elaboração do diagrama de impedâncias, deve assumir, em p.u., o valor de
Um sistema elétrico é composto por um gerador em série com um transformador elevador de tensão. O secundário desse transformador é conectado a uma linha de transmissão de j50 Ω e a relação de tensão de linha do transformador é de 1:10. Foram escolhidas as bases de 1 kV e 1.000 kVA, referentes ao lado do gerador.
A reatância da linha de transmissão, em p.u., é
Um motor monofásico shunt de corrente contínua, de 10 HP de potência mecânica (1 HP = 746 W) e 100 V de tensão de alimentação, tem um rendimento de 80 %.
Sabendo-se que a corrente de excitação é de 2,5 A, a corrente do induzido, em ampères, desse motor é
Em uma instalação elétrica industrial, existem várias cargas resistivas e indutivas que, juntas, possuem uma potência aparente de 5.000 VA e uma potência ativa de 4.350 W. Nessa instalação, será instalado um motor síncrono de 3.333,33 W.
Para que esse motor eleve o fator de potência da instalação para 1,0 (um), ele deve ter, em VA, uma potência aparente mínima de
Um sistema elétrico trifásico pode ter suas grandezas fasoriais representadas em termos de componentes simétricos nas sequências positiva, negativa e zero.
 
A expressão da potência complexa trifásica, em termos de componentes simétricos, é dada pela expressão