limpar filtros
Questões por página:
Uma montadora optou por adotar uma estratégia de liderança de custo ao concentrar a produção de um novo modelo de automóvel em apenas uma fábrica por continente. Dessa forma, maior quantidade de unidades seria produzida no Brasil para distribuição nas Américas do Sul e do Norte.

No caso, a eficiência de custo foi determinada por
Os executivos de uma rede de agências de turismo “X” ao utilizarem a análise SWOT no processo de planejamento estratégico se equivocaram ao considerar que os ataques terroristas ocorridos no exterior, naquele ano, representariam uma ameaça ao negócio.

PORQUE

Os clientes da rede de agências de turismo “X”, no ano em que ocorreram os ataques terroristas, passaram a optar por pacotes turísticos nacionais, em detrimento dos internacionais, gerando um crescimento de 50% nas operações e 30% na margem de lucro, dados os custos inferiores nas operações nacionais.

Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que
A incorporação da Swift norte-americana pela JBS, em 2006, foi considerada uma importante estratégia para alcançar mercados internacionais. Contudo, o indicador “Ebitda” era de 14,2% antes da compra e, depois da compra, foi para 4,1%. Enquanto isso, o desempenho das rivais brasileiras foi, no mesmo ano, Bertin com 17%, Marfrig com 12% e BRFoods com 10%.

Analise as afirmativas abaixo sobre a empresa JBS, considerando o desempenho dos concorrentes, quanto ao indicador mencionado.

I - A empresa passou a apresentar vantagem competitiva por obter desempenho acima da média.

II - A empresa passou a apresentar paridade competitiva por obter desempenho na média.

III - A empresa passou a apresentar desvantagem competitiva por obter desempenho abaixo da média.

É correto APENAS o que se afirma em
Um importante empresário no cenário atual de moda iniciou seu negócio, na década de 70, revendendo roupas importadas, inclusive jeans. Alguns anos mais tarde, uma amiga recém-chegada de Saint Tropez mostrou um jeans mais claro, o délavé, que não existia no Brasil. O empresário gostou da ideia, investiu no tecido, começou a produzir as calças no país e a vendê-las com sucesso para grifes cariocas.

A opção por produzir um novo tipo de jeans foi uma estratégia do tipo
Uma empresa da indústria de produtos de limpeza, higiene e beleza atua em 157 países. Cada unidade de negócio nacional opera de forma independente, mas suas diferentes estratégias de produto são consideradas fontes de ideias para toda a corporação, que possui um centro mundial de inovação. Ao mesmo tempo, cada unidade procura obter economias de escala ao se especializar em determinadas categorias de produto, exportando para os países vizinhos e formando uma rede de unidades de negócios.

Em uma perspectiva global, que estrutura foi adotada pela empresa?