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PUC-PR - 2012 - DPE-PR - Analista da Defensoria Pública - Psicólogo
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Concurso:
DPE-PR
Disciplina:
Psicologia
Algumas vezes, na disputa judicial, é a partilha de bens que ganha especial destaque no litígio; outras vezes (não raras) a luta pela guarda dos filhos, que ficam na berlinda, ante à batalha travada pelos pais, na busca de maior poder. Para compreender e manejar conflitos é preciso um exame rigoroso da correlação de poderes. Muszkat (2005), baseada nas ideias foucaultianas, apresenta as seguintes considerações:
I. O poder, que se exerce a partir das relações que são desiguais, nunca é exterior ao sujeito.
II. O poder gera uma força oposta, ao determinar a conduta do dominado, uma inevitável força contrária, uma resistência.
III. O discurso do poder se reforça pela repetição, tornando-o tanto mais forte quanto menos puder ser questionado.
IV. O poder é relacional, podendo ser co-construído, mas nem sempre é reconhecido pela outra parte.
Está(ão) correta(s) APENAS:
I. O poder, que se exerce a partir das relações que são desiguais, nunca é exterior ao sujeito.
II. O poder gera uma força oposta, ao determinar a conduta do dominado, uma inevitável força contrária, uma resistência.
III. O discurso do poder se reforça pela repetição, tornando-o tanto mais forte quanto menos puder ser questionado.
IV. O poder é relacional, podendo ser co-construído, mas nem sempre é reconhecido pela outra parte.
Está(ão) correta(s) APENAS:
Concurso:
DPE-PR
Disciplina:
Psicologia
A mediação é um processo de intervenção cuja finalidade é produzir um acordo. É um processo pacífico onde a solução da discórdia não é imposta senão que surge das próprias partes interessadas. A mediação deve ultrapassar a perspectiva do episódio que determina o conflito para ser compreendida como parte de um processo. Este processo de mediação, como procedimento, pode ser desenvolvido em etapas. Considere as possíveis etapas ( proposta de Tavares, 2002):
I. Apresentação do mediador e das regras da mediação.
II. Exposição dos problemas pelos clientes mediados.
III. Procurar por padrões objetivos dependendo da vontade de cada um dos lados
IV. Geração de ideias para resolver os problemas e os acordos parciais, para chegar a um acordo final.
Está(ão) correta(s) APENAS:
I. Apresentação do mediador e das regras da mediação.
II. Exposição dos problemas pelos clientes mediados.
III. Procurar por padrões objetivos dependendo da vontade de cada um dos lados
IV. Geração de ideias para resolver os problemas e os acordos parciais, para chegar a um acordo final.
Está(ão) correta(s) APENAS:
Concurso:
DPE-PR
Disciplina:
Psicologia
A identificação da mentira e do engano em situações de perícia psicológica é um constante desafio técnico e exige do avaliador um nível de expertise. Existem crenças que poderiam estar produzindo distorções quanto às causas e à frequência da mentira e do engano nas situações de avaliação forense. São descritos como erros mais frequentes:
I. Associar simulação com doença mental.
II. Acreditar que a simulação não corre com frequência.
III. Acreditar que determinadas condições clínicas, como amnésia e alucinação, podem ser facilmente simuladas e dificilmente provadas quanto à falta de veracidade.
IV. Outros fatores dizem respeito à falta de preparo técnico do observador.
Está(ão) correta(s) APENAS:
I. Associar simulação com doença mental.
II. Acreditar que a simulação não corre com frequência.
III. Acreditar que determinadas condições clínicas, como amnésia e alucinação, podem ser facilmente simuladas e dificilmente provadas quanto à falta de veracidade.
IV. Outros fatores dizem respeito à falta de preparo técnico do observador.
Está(ão) correta(s) APENAS:
Concurso:
DPE-PR
Disciplina:
Psicologia
A resolução do Conselho Federal de Psicologia n. 007/2003 instituiu o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelos psicólogos, decorrentes da avaliação Psicológica.
Em relação a elaboração de informes, laudos e pareceres, é CORRETO afirmar:
I. Na área Jurídica os documentos elaborados pelo psicólogo são considerados como provas processuais, isto é, elementos que corroboram para a elucidação de controvérsias e para decisões judiciais.
II. A elaboração de informes ou informações circunstanciadas sobre a demanda atendida costuma ser a primeira comunicação do psicólogo em processos verificatórios, quando o profissional realiza uma primeira abordagem do caso e propõe um estudo psicológico de caso.
III. Na situação judiciária, a adequação dos instrumentos está relacionada à natureza do processo judicial (verificatório, contencioso), da natureza e gravidade das questões tratadas no processo (criança e adolescente em situação de risco), do tempo institucional e da livre escolha do profissional.
IV. Os relatórios psicológicos, embora destinados a assessorar o magistrado para decisões judiciais, não podem ser acessados pelo sujeito da avaliação. Por exemplo, um jovem adotivo que deseja conhecer suas origens e pede o desarquivamento do processo judicial.
Está(ão) correta(s) APENAS:
Em relação a elaboração de informes, laudos e pareceres, é CORRETO afirmar:
I. Na área Jurídica os documentos elaborados pelo psicólogo são considerados como provas processuais, isto é, elementos que corroboram para a elucidação de controvérsias e para decisões judiciais.
II. A elaboração de informes ou informações circunstanciadas sobre a demanda atendida costuma ser a primeira comunicação do psicólogo em processos verificatórios, quando o profissional realiza uma primeira abordagem do caso e propõe um estudo psicológico de caso.
III. Na situação judiciária, a adequação dos instrumentos está relacionada à natureza do processo judicial (verificatório, contencioso), da natureza e gravidade das questões tratadas no processo (criança e adolescente em situação de risco), do tempo institucional e da livre escolha do profissional.
IV. Os relatórios psicológicos, embora destinados a assessorar o magistrado para decisões judiciais, não podem ser acessados pelo sujeito da avaliação. Por exemplo, um jovem adotivo que deseja conhecer suas origens e pede o desarquivamento do processo judicial.
Está(ão) correta(s) APENAS:
Concurso:
DPE-PR
Disciplina:
Psicologia
Questão Anulada
Ao listar as explicações para as dificuldades interpessoais, os pesquisadores da área, em especial Del Prette e Del Prette (1999), listam as seguintes:
I. Assertividade.
II. Inibição pela ansiedade.
III. Falhas no processamento cognitivo de estímulos sociais do ambiente.
IV. Déficits de habilidades no repertório do indivíduo.
Está(ão) CORRETA(S):
I. Assertividade.
II. Inibição pela ansiedade.
III. Falhas no processamento cognitivo de estímulos sociais do ambiente.
IV. Déficits de habilidades no repertório do indivíduo.
Está(ão) CORRETA(S):