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FGV - 2015 - DPE-MT - Analista da Defensoria Pública - Economista
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Com relação ao comportamento de precificação de um monopolista, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) O preço fixado pelo monopolista é maior ou igual ao preço de concorrência perfeita, gerando peso morto não negativo.
( ) Se a demanda de mercado for perfeitamente elástica, o lucro do monopolista é nulo.
( ) Se o monopolista discriminasse perfeitamente os consumidores, então o peso morto seria nulo.
As afirmativas são, respectivamente,
( ) O preço fixado pelo monopolista é maior ou igual ao preço de concorrência perfeita, gerando peso morto não negativo.
( ) Se a demanda de mercado for perfeitamente elástica, o lucro do monopolista é nulo.
( ) Se o monopolista discriminasse perfeitamente os consumidores, então o peso morto seria nulo.
As afirmativas são, respectivamente,
Em relação às curvas de custos de produção, analise as afirmativas a seguir.
I. O custo marginal de uma empresa pode ser calculado como a área abaixo da curva de seu custo variável.
II. Uma empresa com duas fábricas obtém a curva de custo marginal da produção total somando horizontalmente as curvas marginais das duas fábricas.
III. Toda curva de custo médio de curto prazo apresenta um custo mínimo de curto prazo igual ao de longo praz, no ponto no qual a curva é tangente à curva de custo médio de longo prazo.
Assinale:
I. O custo marginal de uma empresa pode ser calculado como a área abaixo da curva de seu custo variável.
II. Uma empresa com duas fábricas obtém a curva de custo marginal da produção total somando horizontalmente as curvas marginais das duas fábricas.
III. Toda curva de custo médio de curto prazo apresenta um custo mínimo de curto prazo igual ao de longo praz, no ponto no qual a curva é tangente à curva de custo médio de longo prazo.
Assinale:
A reportagem “Preço do carro pode subir 4,5% com novo IPI”, publicada na Revista Exame no dia 01/01/2015, apresenta o seguinte trecho:
“A indústria deve repassar o aumento do imposto para os preços, mas oficialmente a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) afirma que a decisão é individual - cada empresa vai definir quando e quanto do aumento do IPI repassará aos preços finais dos veículos.”
(http://exame.abril.com.br/economia/noticias/preco-do-carro-pode-subir-4-5-com- novo-ipi, acessado em 24/01/2015.)
Considerando a mudança do IPI destacada no trecho da reportagem, o repasse do aumento desse imposto para o preço final pago pelo consumidor será maior