Questões da prova:
Cebraspe (cespe) - 2013 - PC-DF - Escrivão de Polícia
limpar filtros
120 Questões de concurso encontradas
Página 23 de 24
Questões por página:
Questões por página:
mostrar texto associado
Julgue os itens que se seguem, relativos às ideias e estruturas inguísticas do texto acima.
Na linha 9, “que” é elemento de coesão empregado em referência a “autenticidade [humana]” e “individualidade humana”, razão por que a forma verbal “expressam” está flexionada no plural.
Na linha 9, “que” é elemento de coesão empregado em referência a “autenticidade [humana]” e “individualidade humana”, razão por que a forma verbal “expressam” está flexionada no plural.
mostrar texto associado
Julgue o item que se segue, relativo às ideias e estruturas linguísticas do texto acima.
No trecho “que se expressam na subjetividade da liberdade pessoal” (l.9-10), o emprego do pronome átono “se” após a forma verbal — expressam-se — prejudicaria a correção gramatical do texto, dada a presença de fator de próclise na estrutura apresentada.
No trecho “que se expressam na subjetividade da liberdade pessoal” (l.9-10), o emprego do pronome átono “se” após a forma verbal — expressam-se — prejudicaria a correção gramatical do texto, dada a presença de fator de próclise na estrutura apresentada.
mostrar texto associado
Julgue os itens que se seguem, relativos às ideias e estruturas linguísticas do texto acima.
Não haveria prejuízo do sentido geral do texto nem das relações sintáticas nele estabelecidas caso à os elementos da enumeração presente no segmento “ensejadores da acessibilidade às condições materiais, sociais, culturais e intelectivas” (l.22-24) fossem reorganizados da seguinte forma: ensejadores da acessibilidade às condições materiais, sociais e culturais intelectivas.
Não haveria prejuízo do sentido geral do texto nem das relações sintáticas nele estabelecidas caso à os elementos da enumeração presente no segmento “ensejadores da acessibilidade às condições materiais, sociais, culturais e intelectivas” (l.22-24) fossem reorganizados da seguinte forma: ensejadores da acessibilidade às condições materiais, sociais e culturais intelectivas.
mostrar texto associado
Julgue o item que se segue, relativo às ideias e estruturas linguísticas do texto acima.
Estaria garantida a correção gramatical do texto caso fosse suprimida a vírgula empregada após “individualidade” (l.12), evitando-se a separação, por vírgula, do sujeito e do predicado da oração.
Estaria garantida a correção gramatical do texto caso fosse suprimida a vírgula empregada após “individualidade” (l.12), evitando-se a separação, por vírgula, do sujeito e do predicado da oração.
mostrar texto associado
Em relação ao texto acima, julgue os seguintes itens.
No trecho “agrupamento familiar e social a que pertence o indivíduo” (l.12-13), a substituição de “o indivíduo” por a pessoa tornaria obrigatório o emprego do acento grave, indicativo de crase, no “a” que antecede “que”: à que pertence a pessoa.
No trecho “agrupamento familiar e social a que pertence o indivíduo” (l.12-13), a substituição de “o indivíduo” por a pessoa tornaria obrigatório o emprego do acento grave, indicativo de crase, no “a” que antecede “que”: à que pertence a pessoa.