limpar filtros
Questões por página:

Nos desastres aéreos, muitas vezes os corpos ficam carbonizados e frequentemente ocorrem mutilações resultando na mistura de restos das vítimas. Nesses casos, para identificá-las, recorre-se à tipagem do DNA mitocondrial.
A análise do DNA mitocondrial é recomendada porque este é mais resistente à degradação do que o DNA nuclear, além de que as células têm muitas cópias deste. Para se estabelecer a identidade, os resultados obtidos são comparados ao DNA mitocondrial dos familiares das vítimas.
Assinale a alternativa que indica o familiar que não poderia ser selecionado para comparação.

A tabela a seguir mostra os genótipos obtidos da análise de vários lócus das partes que participaram de uma investigação de paternidade, sendo estas a mãe (M), o filho 1 (F1) e o filho 2 (F2). O suposto pai (SP) havia falecido.

Examinando os alelos obtidos é possível reconstituir os genótipos paternos em cada lócus analisado.



Os genótipos de SP são:

Para um marcador genético bi-alélico, assinale a alternativa que indica o número de genótipos possível.
Dentre as vantagens em se usar o DNA mitocondrial, para a investigação de vínculos familiares em humanos, estão a sua maior resistência à degradação e ao alto número de cópias por célula.

Dentre as desvantagens, é correto citar:
No contexto da genética de populações não existem populações ideais que sirvam como bancos de dados de referência de frequências de alelos de lócus autossômicos. Em decorrência, alguns fatores podem interferir nos cálculos do índice de paternidade e da probabilidade de paternidade.
Assinale a alternativa que indica o fator populacional mais prejudicial para o cálculo desses índices.