Questões da prova:
Cebraspe (cespe) - 2009 - TCE-AC - Analista de Controle Externo - Processamento de Dados
limpar filtros
100 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 20
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
TCE-AC
Disciplina:
Arquitetura de Software
A respeito de gerenciamento eletrônico de documentos (GED), assinale a opção incorreta.
Concurso:
TCE-AC
Disciplina:
Noções de Informática
Julgue os itens a seguir relativos a comunidades virtuais.
I Comunidade virtual, comunidade online ou e-community é um grupo de pessoas que interage via mídias de comunicação como jornais, telefones, correio eletrônico, redes sociais online ou mensagens instantâneas, em vez de interações face a face, com objetivos sociais, profissionais, educacionais ou outros.
II O ciclo de vida da participação em comunidades online sugere a forma que usuários se incorporam na comunidade virtual. Os cinco tipos principais de trajetórias em uma comunidade de aprendizagem são: visitante (participação externa, não estruturada), entrando na fronteira (noviços), regular, líder e saindo da fronteira (sênior).
III Entre os possíveis benefícios das comunidades virtuais para os indivíduos participantes, estão a colaboração, a cooperação e a aprendizagem.
IV A wikipedia é um exemplo de comunidade virtual, que se forma em torno de um sítio de colaboração e possui funcionalidades como fóruns e compartilhamento de conteúdo.
V A maioria das comunidades cresce inicialmente devagar, em parte pelo fato de que a motivação para contribuição é normalmente proporcional ao tamanho da comunidade. Quando o tamanho da audiência aumenta, também aumenta a motivação para escrever e contribuir. Quando mais pessoas começam a participar, cria-se um ciclo virtuoso em que mais participação leva a mais participação.
A quantidade de itens certos é igual a
I Comunidade virtual, comunidade online ou e-community é um grupo de pessoas que interage via mídias de comunicação como jornais, telefones, correio eletrônico, redes sociais online ou mensagens instantâneas, em vez de interações face a face, com objetivos sociais, profissionais, educacionais ou outros.
II O ciclo de vida da participação em comunidades online sugere a forma que usuários se incorporam na comunidade virtual. Os cinco tipos principais de trajetórias em uma comunidade de aprendizagem são: visitante (participação externa, não estruturada), entrando na fronteira (noviços), regular, líder e saindo da fronteira (sênior).
III Entre os possíveis benefícios das comunidades virtuais para os indivíduos participantes, estão a colaboração, a cooperação e a aprendizagem.
IV A wikipedia é um exemplo de comunidade virtual, que se forma em torno de um sítio de colaboração e possui funcionalidades como fóruns e compartilhamento de conteúdo.
V A maioria das comunidades cresce inicialmente devagar, em parte pelo fato de que a motivação para contribuição é normalmente proporcional ao tamanho da comunidade. Quando o tamanho da audiência aumenta, também aumenta a motivação para escrever e contribuir. Quando mais pessoas começam a participar, cria-se um ciclo virtuoso em que mais participação leva a mais participação.
A quantidade de itens certos é igual a
Concurso:
TCE-AC
Disciplina:
Arquitetura de Software
Workflow pode ser definido como qualquer tarefa executada em série ou em paralelo por dois ou mais membros de um grupo de trabalho visando um objetivo comum. Com relação a essa definição de workflow, assinale a opção incorreta.
Concurso:
TCE-AC
Disciplina:
Sistemas de Informação
Com relação à educação a distância (EaD), julgue os itens subsequentes.
I Na primeira geração da EaD, houve ensino por correspondência, caracterizada pelo material impresso, iniciado no século XIX.
II A segunda geração da EaD foi marcada pela teleducação/telecursos, embasada em programas radiofônicos e televisivos, aulas expositivas, fitas de vídeo e material impresso. A comunicação assíncrona predominou nesse período.
III A terceira geração da EaD tem como características: uso dos ambientes interativos, com a eliminação do tempo fixo para o acesso à educação; a comunicação é síncrona; e as informações são armazenadas e acessadas em tempos diferentes sem perder a interatividade. As inovações da world wide web possibilitaram avanços na EaD. Hoje, alguns meios disponíveis são: teleconferência, chat, fóruns de discussão, correio eletrônico, weblogs, espaços wiki e plataformas de ambientes virtuais que possibilitam interação multidirecional entre alunos e tutores.
IV Nos cursos a distância existe a busca por métodos de avaliação online que possibilitam a avaliação formativa do aluno, embasada no acompanhamento e orientação da participação deste no desenvolvimento de tarefas individuais ou em grupo. No contexto da EaD, esse novo paradigma de avaliação tem relevância ainda maior por possibilitar a percepção do comportamento do aluno e favorecer a identificação de problemas.
V O termo e-learning é fruto maduro de uma combinação ocorrida entre o ensino com auxílio da tecnologia e a EaD. Ambas modalidades convergiram para a educação online e para o treinamento embasado em web, que, ao final, resultou no e-learning.
Estão certos apenas os itens
I Na primeira geração da EaD, houve ensino por correspondência, caracterizada pelo material impresso, iniciado no século XIX.
II A segunda geração da EaD foi marcada pela teleducação/telecursos, embasada em programas radiofônicos e televisivos, aulas expositivas, fitas de vídeo e material impresso. A comunicação assíncrona predominou nesse período.
III A terceira geração da EaD tem como características: uso dos ambientes interativos, com a eliminação do tempo fixo para o acesso à educação; a comunicação é síncrona; e as informações são armazenadas e acessadas em tempos diferentes sem perder a interatividade. As inovações da world wide web possibilitaram avanços na EaD. Hoje, alguns meios disponíveis são: teleconferência, chat, fóruns de discussão, correio eletrônico, weblogs, espaços wiki e plataformas de ambientes virtuais que possibilitam interação multidirecional entre alunos e tutores.
IV Nos cursos a distância existe a busca por métodos de avaliação online que possibilitam a avaliação formativa do aluno, embasada no acompanhamento e orientação da participação deste no desenvolvimento de tarefas individuais ou em grupo. No contexto da EaD, esse novo paradigma de avaliação tem relevância ainda maior por possibilitar a percepção do comportamento do aluno e favorecer a identificação de problemas.
V O termo e-learning é fruto maduro de uma combinação ocorrida entre o ensino com auxílio da tecnologia e a EaD. Ambas modalidades convergiram para a educação online e para o treinamento embasado em web, que, ao final, resultou no e-learning.
Estão certos apenas os itens
Concurso:
TCE-AC
Disciplina:
Arquitetura de Software
Não faz parte da iniciativa de acessibilidade web - WAI-web accessibility initiative - do Consórcio W3C