limpar filtros
Questões por página:


O termo inglês sketch significa esboço. O programa Sketch-up produz imagens com três pontos de fuga e é comparado, por sua rapidez, aos croquis do arquiteto. A respeito desse assunto e da imagem apresentada, julgue o seguinte item.

A imagem da casa Dom-ino, de Le Corbusier, mostrada na figura, foi confeccionada com o uso do Sketch-up, no estilo croquis com sketchy edges e dois pontos de fuga.

Julgue o item subsecutivo, referente a representação, métodos e técnicas de desenho e geometria descritiva.

A representação de um tronco de cone mostrada na figura I foi elaborada no primeiro diedro e, na figura II, a mesma peça geométrica está representada no terceiro diedro.


Julgue o item subsecutivo, referente a representação, métodos e técnicas de desenho e geometria descritiva.

Do cruzamento entre dois planos ortogonais, em geometria descritiva, resultam os quatro diedros entre os quais, no Brasil, para efeitos práticos, são mais utilizados o primeiro e o terceiro diedro.

Julgue o item subsecutivo, referente a representação, métodos e técnicas de desenho e geometria descritiva.

O desenho isométrico é uma perspectiva com linhas paralelas na qual o ponto de fuga se situa ao final da elevação de maior comprimento.

As intervenções em edifícios históricos, tombados individualmente ou pertencentes a um conjunto tombado — cidade, sítio ou fragmento urbano — podem ser de três tipos:

preservação — manutenção de valores originais; restauração — recuperação e reabilitação de valores antigos em que se considera o conteúdo a ser resgatado, nem sempre coincidente com o momento inicial da construção; apropriação — captura dos valores originais para sua adaptação a um novo uso ou a uma nova circunstância urbana. Glauco Campello. Caderno de Arquitetura. São Paulo: ECidade,2015, p.114 (com adaptações).

Com base no texto apresentado e nos múltiplos aspectos que ele suscita, julgue o próximo item.

Considerando-se as figuras a seguir, que mostram, sucessivamente, a casa de Getúlio Vargas em São Borja, e a mesma construção, em 2015, após a realização de uma obra para transformá-la em museu, é correto afirmar que esta intervenção no imóvel foi uma ação de preservação, já que a fachada não foi alterada e foram mantidos os materiais e valores do edifício original.