Questões da prova:
FCC - 2016 - TRE-SP - Analista Judiciário - Psicologia
limpar filtros
60 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 12
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
TRE-SP
Disciplina:
Não definido
Como seres sociais, “Cada indivíduo é uma parte componente de numerosos grupos, acha-se ligado por vínculos de identificação em muitos sentidos e construiu seu ideal do ego segundo os modelos mais variados. Cada indivíduo, portanto, partilha de numerosas mentes grupais − as de sua raça, classe, credo, nacionalidade etc. − podendo também elevar-se sobre elas, na medida em que possui um fragmento de independência e originalidade”. (Freud,1921, p.163)
Sobre as diferentes concepções teóricas e técnicas psicanalíticas que fundamentam o trabalho dos psicólogos com grupos terapêuticos,
Concurso:
TRE-SP
Disciplina:
Não definido
No campo da saúde mental do trabalhador, a psicologia pode atuar com base nas diretrizes da Política Nacional de Saúde Mental – PNSM (Lei nº 10.216 de 6 de abril de 2001) com a utilização dos equipamentos e dispositivos do Sistema Único de Saúde.
A esse respeito,
Concurso:
TRE-SP
Disciplina:
Não definido
Em uma situação hipotética, Marta procurou a psicóloga da gestão de pessoas na empresa em que trabalha, por sentir necessidade de conversar com alguém de confiança. Queixou-se sofrer assédio moral do seu chefe imediato, pedindo sigilo absoluto porque precisa manter o emprego. A psicóloga fica surpresa com o relato e preocupada com o visível sofrimento da funcionária.
Diante da situação-problema relatada, a psicóloga deve
Concurso:
TRE-SP
Disciplina:
Não definido
Em uma situação hipotética, Paulo e Claudio trabalham, há dez anos, exercendo a mesma função, considerada essencial em um setor central de uma multinacional. Há seis meses, após aposentadoria do chefe imediato, Claudio foi promovido para chefia substituta. A partir de então, o grupo de trabalho que Claudio participa passou a ter conflitos nos relacionamentos interpessoais e no cumprimento de tarefas. Como porta-voz da insatisfação da equipe, Paulo procurou Claudio queixando-se de sua forma de gerenciar e afirmando, categoricamente, que ele (Paulo) deveria ter sido promovido para a atual chefia.
Diante desse cenário, o setor de recursos humanos decidiu contratar um mediador de conflitos, por considerar que assim haverá resolutividade para o problema relatado, uma vez que a mediação
Concurso:
TRE-SP
Disciplina:
Não definido
No Brasil, as descobertas da síndrome do trabalho vazio entre bancários, da paranoia entre digitadores, da histeria em trabalhadores de creches e do burnout em educadores foram alcançadas por meio de um método de investigação utilizado para identificar quadros psicopatológicos associados a determinadas categorias profissionais. A partir desta elucidação, considere:
I. Este método estuda a distribuição, determinação e modos de expressão, para fins de planejamento, prevenção e produção de conhecimento, de qualquer elemento do processo saúde/doença em relação à determinada população.
II. Há o entendimento de que o sofrimento psíquico e a doença mental ocorrem quando, e apenas quando, afetam esferas da nossa vida que são significativas, geradoras e transformadoras de significado, como por exemplo, a esfera do trabalho.
III. A relação deste método de investigação com o, chamado hoje, campo da saúde do trabalhador se faz a partir da obra de Ramazzini, a primeira publicação sistematizada sobre os efeitos do trabalho nos processos de adoecimento dos trabalhadores.
IV. O modelo da determinação social da doença, com a aplicação dos conhecimentos das ciências sociais, empobreceu este método de investigação, com contribuições que não permitiram comprovar o caráter social do processo saúde/doença.
V. A concepção monocausal, que se deu apenas a partir da 2ª guerra mundial, tem se apresentado como marco explicativo predominante em substituição ao paradigma multicausal, favorecendo a aplicação da epidemiologia no campo da saúde/doença mental.
Está correto o que consta APENAS em