limpar filtros
Questões por página:
Segurança da Informação é um tema que se reveste atualmente de alta importância para os negócios. Um de seus aspectos mais relevantes está associado à capacidade do sistema de permitir que alguns usuários acessem determinadas informações e paralelamente impede que outros, não autorizados, a vejam. O aspecto abordado é denominado

No que diz respeito aos sistemas da informação, observe a figura abaixo, que ilustra um método empregado na segurança dos dados, em redes e na internet.



Esse método envolve os seguintes passos:

I. Geração de um resumo criptográfico da mensagem por meio de algoritmos complexos, denominado hash, que reduz o tamanho.

II. Em seguida, o código deve ser criptografado por meio de um sistema de chave pública, para garantir a autenticação e não repúdio.

III. O autor da mensagem deve usar sua chave privada para assinar a mensagem e armazenar o hash criptografado junto à mensagem original.

IV. Para verificar a autenticidade do documento, deve ser gerado novo resumo a partir da mensagem que está armazenada, e feita uma comparação entre esse novo resumo com o recebido. Para isso, é necessário descriptografar o hash original; se for igual ao original, a mensagem está integra.

O método descrito é conhecido por

A despesa, no serviço público, é contabilizada segundo o “regime de competência”. Isso significa ser passível de lançamento contábil quando ocorre seu fato gerador, ou seja, o empenho (seu primeiro estágio). Apesar de a realização da despesa ser um ato complexo, em termos de Direito Administrativo, basta a realização do empenho para haver o registro. Isso significa que não é necessário haver desembolso para caracterizar a despesa. Regra geral, é possível serem contabilizados milhões de reais em despesas sem ter havido pagamento algum. Ou seja: despesa não é sinônimo de pagamento. Quanto às despesas, é INCORRETO afirmar que
No que diz respeito à receita pública, é correto afirmar que
As pessoas não têm objetivos e interesses idênticos. As diferenças de objetivos e de interesses individuais sempre produzem alguma espécie de conflito. O conflito é inerente à vida de cada indivíduo e faz parte inevitável da natureza humana. Constitui o lado oposto da cooperação. Além da diferença de objetivos e interesses, deve haver necessariamente uma interferência deliberada de uma das partes envolvidas para que haja conflito. O conflito existe quando uma das partes – seja indivíduo ou grupo – tenta alcançar seus próprios objetivos interligados com alguma outra parte e esta interfere na outra que procura atingir seus objetivos. A interferência pode ser ativa (mediante ação para provocar obstáculos, bloqueios ou impedimentos) ou passiva (mediante omissão ou deixar de fazer algo). As equipes, assim como as pessoas, desenvolvem estilos específicos para lidar com conflitos, baseados no desejo de satisfazer seus próprios interesses versus o interesse da outra parte. São descritos a seguir cinco estilos de administrar conflitos por meio de duas dimensões, da assertiva (tentativa de satisfazer aos interesses das outras partes) até a não assertativa. Um deles NÃO está correto. Assinale-o