Questões da prova:
FGV - 2009 - SEFAZ-RJ - Agente Fiscal de Rendas
limpar filtros
100 Questões de concurso encontradas
Página 19 de 20
Questões por página:
Questões por página:
mostrar texto associado
Com relação à construção do sentido do texto II, analise as afirmativas a seguir:
I. O caso do peixeiro, citado no primeiro parágrafo, constitui exemplo e motivação para o desenvolvimento da ideia de que as palavras podem adquirir valores sociais distintos, como ocorre com o vocábulo excluídos.
II. A utilização do vocábulo excluídos para designar pobres é compatível com a concepção de que a sociedade se configura na relação entre humanos.
III. Os vocábulos id, ide, direitos humanos e excluídos - incompreendidos por usuários da língua portuguesa, especialmente aqueles desprovidos de escolaridade - revelam a luta social presente também na política.
Assinale:
I. O caso do peixeiro, citado no primeiro parágrafo, constitui exemplo e motivação para o desenvolvimento da ideia de que as palavras podem adquirir valores sociais distintos, como ocorre com o vocábulo excluídos.
II. A utilização do vocábulo excluídos para designar pobres é compatível com a concepção de que a sociedade se configura na relação entre humanos.
III. Os vocábulos id, ide, direitos humanos e excluídos - incompreendidos por usuários da língua portuguesa, especialmente aqueles desprovidos de escolaridade - revelam a luta social presente também na política.
Assinale:
mostrar texto associado
Esposamos a idéia de que os sofrimentos atuais possuem uma significação que transcende a crise civilizacional. (L.48-50)
Com relação à frase transcrita, analise as afirmativas a seguir:
I. O primeiro que é uma conjunção integrante e serve para articular um complemento oracional ao substantivo abstrato idéia.
II. O segundo que é um pronome interrogativo cujo uso se justifica em razão da seguinte pergunta: que significação transcende a crise civilizacional?
III. As duas ocorrências de que promovem a estruturação do período composto, já que introduzem a oração subordinada substantiva e a subordinada adjetiva, respectivamente.
Assinale:
Com relação à frase transcrita, analise as afirmativas a seguir:
I. O primeiro que é uma conjunção integrante e serve para articular um complemento oracional ao substantivo abstrato idéia.
II. O segundo que é um pronome interrogativo cujo uso se justifica em razão da seguinte pergunta: que significação transcende a crise civilizacional?
III. As duas ocorrências de que promovem a estruturação do período composto, já que introduzem a oração subordinada substantiva e a subordinada adjetiva, respectivamente.
Assinale:
mostrar texto associado
Criou-se verdadeiramente um princípio, o de autodestruição, que tem sua contrapartida, o princípio de responsabilidade. (L.17-19)
Das alterações processadas na frase, assinale aquela cuja forma de estruturação é a única sintaticamente correta e semanticamente compatível com as ideias defendidas no texto:
Das alterações processadas na frase, assinale aquela cuja forma de estruturação é a única sintaticamente correta e semanticamente compatível com as ideias defendidas no texto:
mostrar texto associado
Com relação aos processos de formação de palavras, analise as afirmativas a seguir:
I. estruturador, civilizacional e renováveis são adjetivos formados por derivação sufixal.
II. hominização, dilapidação e autodestruição são substantivos formados por composição e derivação.
III. autodestruição, contrapartida e responsabilidade são substantivos formados por composição.
Assinale:
I. estruturador, civilizacional e renováveis são adjetivos formados por derivação sufixal.
II. hominização, dilapidação e autodestruição são substantivos formados por composição e derivação.
III. autodestruição, contrapartida e responsabilidade são substantivos formados por composição.
Assinale:
mostrar texto associado
Para continuar a viver, o ser humano deverá querê-lo. Terá que garantir as condições de sua sobrevida. (L.20-22)
Ninguém poderá detê-la. (L.59)
Considerando os pronomes destacados nos fragmentos acima, assinale a alternativa que contenha os respectivos referentes detectados a partir do texto:
Ninguém poderá detê-la. (L.59)
Considerando os pronomes destacados nos fragmentos acima, assinale a alternativa que contenha os respectivos referentes detectados a partir do texto: