60 Questões de concurso encontradas
Página 12 de 12
Questões por página:
O desemprego em dezembro dá uma ideia mais clara, e nada animadora, do tamanho da crise instalada no País desde o trimestre final de 2008. No mês passado, foram fechados 654.946 postos de trabalho formais, segundo informou o governo. Foi mais que o dobro do número registrado um ano antes, quando foram demitidos, em termos líquidos, 319.414 trabalhadores com carteira assinada. O aumento das demissões é normal no fim do ano, principalmente na indústria, depois de encerrada a produção para o Natal.
Assinale a opção que, ao apresentar uma paráfrase do trecho sublinhado, desrespeita e distorce os sentidos principais do texto original.
Está de novo no ar a discussão (a) em torno da necessidade de estabelecer um "estado forte" no Brasil. O estímulo para o debate, desta vez, é a crise econômica, que turbinou os amigos do "estado forte" pelo mundo afora (b) - eis aí, argumentam eles, a prova de que os governos têm de mandar muito mais do que mandam (c), para não deixar que problemas tão sérios assim continuem ocorrendo (d). Os mais esperançosos chegam a imaginar, até, que existe em toda essa história uma demonstração de que o capitalismo, afinal, ainda pode ser derrotado (e) em algum momento do século XXI, após 200 anos de tentativas malsucedidas para acabar com ele.
(J. R. Guzzo, Veja, 21/1/2009, 134.)
Assinale a opção que reúne os enunciados abaixo em um período sintática e semanticamente coerente, coeso e gramaticalmente correto.
- Conflitos organizacionais são inevitáveis.
- Conflitos organizacionais são aqueles que ocorrem na situação de trabalho.
- A inevitabilidade dos conflitos organizacionais se dá porque as empresas constituem um sistema social composto por pessoas.
- Essas pessoas têm características próprias de personalidade, história de vida, desejos e expectativas.
(Com base em Luiz Carlos Cabrera, VOCÊ/SA, março 2008, 95)
Ainda em relação ao texto constante da questão n.1, assinale a opção correta.