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FGV - 2014 - SEDUC-AM - Fonoaudiólogo
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O teste que permite a medição da audição periférica por meio da obtenção dos limiares auditivos aéreos e ósseos, cujos valores em indivíduos otologicamente normais encontram-se no máximo em 20dB nível de audição é denominado
Na Carta de Ottawa, documento elaborado na I Conferência Internacional de Promoção da Saúde, em 1986, o termo definido como processo de capacitação que objetiva atuar na melhora da qualidade de vida e de saúde da comunidade é denominado
Com relação ao papel do mecanismo velofaríngeo (MVF) tanto para a produção da fala quanto para a alimentação oral, assinale V para afirmativa verdadeira e F para falsa.
( ) O funcionamento adequado do MVF requer apenas o movimento para cima e para trás do palato mole, de forma que resulte no fechamento velofaríngeo.
( ) O fechamento velofaríngeo é essencial para separar a cavidade nasal da cavidade oral durante atividades pneumáticas, como a fala e durante atividades não pneumáticas, como a sucção.
( ) Se a fissura acomete o palato, independente de estar ou não associada à fissura de lábios, pode provocar ressonância hipernasal e o escape de ar excessivo durante a fala.
As afirmativas são, respectivamente,
( ) O funcionamento adequado do MVF requer apenas o movimento para cima e para trás do palato mole, de forma que resulte no fechamento velofaríngeo.
( ) O fechamento velofaríngeo é essencial para separar a cavidade nasal da cavidade oral durante atividades pneumáticas, como a fala e durante atividades não pneumáticas, como a sucção.
( ) Se a fissura acomete o palato, independente de estar ou não associada à fissura de lábios, pode provocar ressonância hipernasal e o escape de ar excessivo durante a fala.
As afirmativas são, respectivamente,
A abordagem pelas competências supõe uma significativa transformação dos profissionais que lidam com as questões de aprendizagem.
A esse respeito, relacione as características das competências às suas descrições.
1. Competência como tomada de decisão
2. Competência como mobilização de recursos
3. Competência como recorrer a esquemas
( ) Significa pôr recursos em movimento: recursos internos – cognitivos, afetivos e sociais, e recursos externos de um contexto, de uma proposta e de pessoas.
( ) Permite que o aprendente aproveite ao máximo o desenvolvimento de seus esquemas, ampliando-os, desfrutando-o em favor de um objetivo.
( ) Abrange situações em que muitas dimensões operam ao mesmo tempo, marcadas por uma multiplicidade de fatores diante das quais é preciso agir com autonomia e tomar decisões.
Assinale a opção que apresenta a relação correta, de cima para baixo.
A esse respeito, relacione as características das competências às suas descrições.
1. Competência como tomada de decisão
2. Competência como mobilização de recursos
3. Competência como recorrer a esquemas
( ) Significa pôr recursos em movimento: recursos internos – cognitivos, afetivos e sociais, e recursos externos de um contexto, de uma proposta e de pessoas.
( ) Permite que o aprendente aproveite ao máximo o desenvolvimento de seus esquemas, ampliando-os, desfrutando-o em favor de um objetivo.
( ) Abrange situações em que muitas dimensões operam ao mesmo tempo, marcadas por uma multiplicidade de fatores diante das quais é preciso agir com autonomia e tomar decisões.
Assinale a opção que apresenta a relação correta, de cima para baixo.
As disfagias de causas inflamatórias são processos inflamatórios que produzem ou exacerbam a disfagia por uma reação na mucosa orofaríngea secundária a agentes fúngicos, bacterianos, virais, irritantes químicos ou traumas.
A Disfagia que se caracteriza por vesículas ao redor de ulcerações por infecção de origem viral, que pode ser encontrada nos lábios, faringe e mucosa oral, é
A Disfagia que se caracteriza por vesículas ao redor de ulcerações por infecção de origem viral, que pode ser encontrada nos lábios, faringe e mucosa oral, é