60 Questões de concurso encontradas
Página 5 de 12
Questões por página:
Leia o texto a seguir.
"Minha posição quanto à conveniência ou não de se unificar o português falado no mundo é um destemido 'não sei'. Talvez não valha o trabalho que dará para mudar regras e hábitos - sem falar em dicionários - e pode-se prever que as mudanças, se vierem, levarão tempo para 'pegar'. Mas os escritores em português têm um interesse menos acadêmico do que prático na unificação do seu idioma, que aumentaria o mercado em potencial para seus livros".
(VERÍSSIMO. L.F., O Globo, 2007.)
Quanto ao que é expresso nesse segmento, assinale a afirmativa correta.
Analise o fragmento a seguir.
"Vivemos numa época de tamanha pobreza verbal na expressão das ideias que, de vez em quando, entra em circulação uma palavra com a mais ampla gama de acepções: serve para tudo. Certa época andou na moda o verbo colocar, que virou pau para toda obra. Nunca tantos colocaram tanto por tão pouco. Havia sempre alguém colocando alguma coisa, sem esclarecer que coisa era essa, nem onde estava sendo colocada. Na verdade, o que se fazia era expor, propor, explicar, explanar, argumentar - verbos esquecidos, nessa onde indigente de colocações".
(Fernando Sabino, Jornal da família, 11 de setembro de 1988)
Segundo Fernando Sabino, a razão de surgirem casos como o do vocábulo colocar se deve
"A priori, vou escrever sobre o que consta em primeiro lugar na minha agenda. Tenho que selecionar as tarefas, pois não sou um fac totum. Data venia dos leitores, que são os mais importantes no caso, pois vox populi, vox dei, devo confessar que pensei em adiar sine die a preparação deste livro que, prima facie, não teria grande aceitação pelo público leitor. Mas, in dubio pro reo, e decidi escrevê-lo".
Nesse segmento, todas as palavras e expressões destacadas são latinismos de amplo emprego.
Assinale a opção que indica o significado corretamente apontado de um desses elementos