limpar filtros
Questões por página:
“Considere um paciente que se encontre em acidose metabólica cujos exames laboratoriais mostrem: Na: 136 mEq/L, HCO3: 16 mEq/L e Cl: 111 mEq/L.” Analise as situações mais compatíveis com os exames apresentados pelo paciente.
 
I. Acidose tubular renal tipo I.
II. Cetoacidose diabética.
III. Hipoaldosteronismo.
IV. Intoxicação por salicilato.
 
Estão corretas apenas as alternativas
As parasitoses intestinais estão frequentemente associadas a quadros benignos e de fácil resolução; no entanto, também podem gerar importantes complicações, incluindo casos fatais. Antes de iniciar uma terapia de imunossupressão com corticoides em uma região endêmica para tais parasitoses, uma atenciosa pediatra resolveu realizar o tratamento empírico de seu paciente de 12 anos de idade, visando evitar a síndrome de hiperinfecção e sepse por micro-organismos Gram-negativos entéricos. Com este objetivo, esta terapia empírica deverá cobrir obrigatoriamente o seguinte agente:
Em pacientes que se queixam de vertigem é importante a diferenciação de uma síndrome central de uma periférica. Assinale, a seguir, uma característica típica de pacientes portadores de uma síndrome vertiginosa central.
A síndrome da antidiurese inapropriada é uma importante causa de hiponatremia euvolêmica e pode estar associada a distúrbios do sistema nervoso central, doenças pulmonares, uso de medicamentos, dentre outras. Nesta patologia, NÃO é esperado o seguinte achado:
“Um paciente de 3 anos apresenta quadro de anemia ferropriva a esclarecer, refratária a terapia oral com sulfato ferroso. Na anamnese constata-se dificuldade de ganho ponderal, diversos episódios de vômitos, irritabilidade, distensão abdominal e diarreia. Quadro se iniciou aos 7 meses de vida. Foram solicitados anticorpos antitransglutaminase tecidual IgA e antigliadina IgA e IgG, que apresentaram resultados positivos.” Conforme o diagnóstico, qual condição NÃO se encontra associada a esta patologia?