60 Questões de concurso encontradas
Página 8 de 12
Questões por página:
Questões por página:
Um homem de sessenta e um anos de idade, com história de hipertensão arterial havia muitos anos, compareceu ao ambulatório de um hospital apresentando quadro de dispneia. O paciente informou que, havia dois meses, vinha apresentando dispneia aos esforços maiores que os habituais e, nas últimas três semanas, o problema havia evoluído para dispneia aos médios e aos pequenos esforços. O exame físico revelou que o paciente estava normocorado, com extremidades quentes, frequência respiratória de 26 irpm, frequência cardíaca de 114 bpm, pressão arterial de 146 mmHg × 84 mmHg, turgência jugular a 30º e ausculta pulmonar normal. O ictus cordis estava propulsivo no 6.º EICE da linha axilar anterior, e o ritmo cardíaco estava irregular, em galope (presença de terceira bulha) e sem sopros. Adicionalmente, o médico constatou refluxo hepatojugular e edema de membros inferiores na região maleolar bilateral.
Assinale a opção em que o exame complementar indicado apresente resultado compatível com o quadro do paciente referido nesse caso clínico hipotético.
Um homem de cinquenta e seis anos de idade procurou atendimento médico por apresentar quadro de sonolência diurna excessiva e dificuldade em manter-se concentrado no ambiente de trabalho. O paciente não informou outros sintomas e, de acordo com seu relato, não estava realizando nenhum tipo de tratamento médico. Sua esposa, que o acompanhava na consulta, relatou ao médico que o ronco do cônjuge era excessivamente incômodo. No exame físico, constataram-se IMC (índice de massa corpórea) de 32 kg/m² ; 43 cm de circunferência do pescoço; e pressão arterial de 144 mmHg × 92 mmHg (média de três medidas). Os resultados dos demais exames físicos e os resultados dos exames complementares básicos não revelaram anormalidades significativas.
Nesse caso clínico, o exame indicado para se estabelecer o diagnóstico do paciente é
Um homem de setenta e oito anos de idade, morador de um asilo e portador do mal de Alzheimer, procurou atendimento médico por apresentar um quadro caracterizado por: presença de pápulas de 2 mm a 5 mm; escoriações em regiões interdigitais, na face anterior dos punhos, nas axilas e na região escrotal, aparecidas havia trinta dias; e prurido, principalmente no período noturno. Ele informou que usava regularmente, havia seis meses, cloridrato de memantina e negou história de sintomas semelhantes ao do quadro atual. O paciente havia sido medicado anteriormente com corticosteroide tópico e anti-histamínico via oral, mas não tinha melhorado. O exame clínico e os exames complementares básicos não apresentaram alterações.
Considerando-se o caso clínico apresentado, é correto afirmar que a hipótese diagnóstica mais provável é