limpar filtros
Questões por página:
Questão Anulada
Uma das principais questões que um modelista de dados precisa lidar diz respeito à forma como ele deve tratar um determinado item de dado: (1) como uma entidade em si mesmo; (2) como um atributo descritor de uma entidade; ou (3) como um relacionamento entre entidades. Com base nisso, considere a seguinte situação:
Uma universidade deseja armazenar um conjunto de dados importantes sobre os cursos de graduação que oferece, incluindo as unidades acadêmicas encarregadas dessas ofertas. Cada curso (Curso) possui um código único de identificação (CodCurso); um nome (NomeCurso); e uma descrição (DescCurso). Da mesma forma, cada unidade acadêmica (UA) possui um código único de identificação (CodUA). Além disso, assume-se que toda UA oferece pelo menos um curso e que cada curso é sempre oferecido por uma, e somente uma, UA.

Assinale a alternativa que corresponda ao modelo mais adequado para essa situação.
Considerando as características inerentes às formas normais de um esquema de banco de dados relacional, é correto afirmar que:

Seja a relação R (A, B, C, D, E) e suponha a ocorrência das seguintes dependências funcionais entre seus atributos:

(A, B) → C        (A, B) → D        (A, B) → E         D → E


Nessa situação, considere as seguintes afirmativas:

I. A chave da relação R é (A, B).
II. A relação R não está na forma normal de Boyce-Codd (BCNF) porque o atributo D não é uma de suas superchaves.
III. A dependência funcional D → E viola a condição BCNF.
IV. A relação R está na terceira forma normal.

Assinale:

Questão Anulada
Sabe-se que os sistemas de gerenciamento de banco de dados utilizam um mecanismo de bloqueio (lock) para controlar acessos concorrentes a um mesmo item de dados. Esse mecanismo suporta dois tipos distintos de bloqueio:

1. bloqueio exclusivo (lock-E), no qual o dado pode ser lido ou escrito; e
2 bloqueio compartilhado (lock-C), em que o dado pode ser lido, mas não escrito.

Considere uma situação em que uma transação T espera por um lock-E em um determinado item de dado, enquanto uma seqüência de outras transações requer e adquire um lock-C para o mesmo item de dado. Nesse caso, é correto afirmar que:
No contexto de um banco de dados relacional pode-se afirmar que uma tabela que possua pelo menos um atributo nãochave, parcial ou totalmente dependente de sua chaveprimária está na: