limpar filtros
Questões por página:

Atualmente, no contexto das ciências humanas, é impossível pensarmos que a abordagem de um tema não dialogue com outras disciplinas. De acordo com PINHEIRO (2016): “A interdisciplinaridade vai além da proposta da pluridisciplinaridade ao defender uma integração teórica e prática das disciplinas, numa perspectiva da abordagem do objeto comum a todas elas, como sendo uma totalidade.” (p.64). Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) A Filosofia, por não ser entendida como um conhecimento científico, não exerceu influência na área da Psicologia Jurídica.

( ) Para a Sociologia o Direito estabelece direitos e obrigações para a sociedade.

( ) Levando-se em consideração a área do Direito e da Psicologia, notamos um objeto de estudo comum: o comportamento humano.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Leia o texto a seguir:


As instituições são manifestações e concretizações das realidades da vida em sociedade. Não precisam de estabelecimentos para existirem, mas sempre se estabelecem, criam suas leis, suas regras, seus códigos, suas ideologias. Impõem costumes, prêmios e punições, transmitem valores e estabelecem limites. Produzem coisas ou pessoas, mas também protegem, dão garantias; alimentam egos e ilusões e servem como projeção para as fraquezas e anseios da alma humana. São espaços de mediação, como dissemos, entre a vida individual e a vida coletiva.

NASCIUTTI, Jacyara C. Rochael. A instituição como via de acesso à comunidade. (p.110) In: Psicologia Social Comunitária.


Tendo como base o texto acima apresentado, infere-se que as instituições e a psicologia comunitária:


I. As relações que se estruturam entre o individual e o coletivo não são estáticas pois, existe uma dinâmica institucional.

PORQUE

II. A Psicologia Comunitária, na atualidade, demonstra a luta pelos direitos humanos e contra a violência.


A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Um dos papeis importantes da Psicologia, quando inserida na área do Direito, é apresentar métodos para a solução de conflitos. De acordo com PINHEIRO (2016) há a possibilidade de utilizarmos cinco métodos, a saber: o julgamento; a arbitragem; a negociação; a conciliação e; a mediação. Com relação ao papel do conciliador e do mediador, analise as afirmativas abaixo:


I. O conciliador envolve-se na busca de soluções, além de interferir e questionar os litigantes.

II. Tanto o conciliador quanto o mediador, não têm o poder de decisão.

III. Na conciliação busca-se identificar razões ocultas que geraram o conflito.

IV. O mediador propõe sugestões.


Estão corretas as afirmativas:

No âmbito da Psicologia do Crime e do Criminoso, observamos que alguns estudiosos elencam características para distinguirem a reação antissocial da reação dissocial. Dentre eles, encontramos MARANHÃO (2003) que estabeleceu o que ele denominou de “Índices” que, segundo o autor, foram organizados com base na “doutrina e na prática criminológica” (p.131). Assinale a alternativa que NÃO estabelece corretamente um “índice dissocial” de acordo com MARANHÃO (2003):

Quando buscamos informações na área da Psicologia do Crime, detectamos várias classificações e tipologias. Este fato ocorre pois, todo comportamento humano é resultado de fatores tanto individuais quanto sociais que se modificam no decorrer do tempo e do espaço. Portanto, como afirma MARANHÃO (2003): (...) as atuações criminosas – essencialmente díspares entre si – só têm em comum a sua ilegalidade, dentro do grupo social e no período histórico considerado.” (p.11). A partir do exposto, analise as afirmativas abaixo:


I. As pesquisas etiológicas, desde que científicas, não devem seguir cursos próprios em cada grupo delinquencial considerado.

II. É necessário avaliar as similitudes e discrepâncias para posteriormente, formar grupos razoavelmente homogêneos.

III. A análise da estrutura global da personalidade do agente, não deve ser levado em consideração.

IV. Tanto a tipologia quanto a classificação, devem propiciar conclusões terapêuticas e prognósticas.


Estão corretas as afirmativas: