50 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 10
Questões por página:
Segundo Marx, o modo de produção capitalista, ao mesmo tempo que aumenta o controle do homem sobre a natureza, intensifica o processo de alienação, na medida em que o trabalhador não detém o controle sobre o seu trabalho e sobre o produto deste.
Assim, na produção capitalista a relação entre as pessoas aparece como relação entre
Assiste-se, na última quadra do século XX, em razão de processos econômicos, políticos e sociais variados, a ascensão da hegemonia neoliberal.
Com relação à questão social não é objetivo central do ideário neoliberal:
Num hospital da rede pública, o assistente social realiza grupos com os usuários de primeira vez nos ambulatórios. Seus relatórios mostram uma prevalência de doenças resultantes da ausência de prevenção em usuários da mesma área programática de saúde.
O assistente social deve encaminhar esses resultados, considerando os desafios da Reforma Sanitária, através
Num serviço de referência na atenção de média complexidade na rede pública, o assistente social atende uma mulher jovem, faxineira-diarista, residente em área distante, com o seguinte histórico:
Encaminhada pelo posto de saúde para esclarecimento acerca de alterações no seu preventivo ginecológico. Na primeira consulta, estava muito nervosa, a médica repetiu o exame, tranquilizou-a informando que se tratava de uma “pequena infecção” e que retornasse em 3 meses. Julgou que estava fora de risco, priorizou o trabalho e ao retornar com 3 meses de atraso recebeu diagnóstico de carcinoma.
Na perspectiva do projeto ético-político do Serviço Social, a assistente social deve constatar que
Ana Maria de Vasconcelos, na sua pesquisa, demonstra que os assistentes sociais, com frequência, declaram que a precarização do trabalho e dos direitos sociais desmobiliza a ação profissional.
Considerando as tarefas que o projeto de democracia de massa na saúde e na seguridade social requisita, o paradoxo dessa declaração encontra-se