Questões da prova:
PM-MG - 2016 - PM-MG - Soldado da Polícia Militar
limpar filtros
40 Questões de concurso encontradas
Página 6 de 8
Questões por página:
Questões por página:
O governo de João Goulart foi marcado por intensa tensão política e crise econômica. A atuação política de Jango, além do cunho populista, herdado de Getúlio Vargas, era também identificada como comunista pelas forças conservadoras brasileiras. Analise as afirmativas abaixo e em seguida marque a alternativa CORRETA.
I. Jango começou a governar com poderes restringidos pelo sistema parlamentarista, adotando neste período uma linha moderada, procurando demonstrar sua adesão aos princípios democráticos e repulsa ao comunismo.
I. Jango começou a governar com poderes restringidos pelo sistema parlamentarista, adotando neste período uma linha moderada, procurando demonstrar sua adesão aos princípios democráticos e repulsa ao comunismo.
II. Nos meios militares cresceu a partir de 1963 a conspiração contra Jango, fortalecida pelos partidários de uma “intervenção defensiva” contra os excessos de Jango.
III. O posicionamento político de Jango gerou revolta popular perante as Reformas de Base, que afetaram negativamente as classes menos favorecidas.
Leia o trecho a seguir: “Um dos aspectos mais coerentes do governo Vargas foi a política trabalhista. Entre 1930 e 1945, ela passa por várias fases mas, desde logo se apresentou como inovadora em relação ao período anterior. Desde novembro de 1930, quando foi criado o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, seguiram-se leis de proteção ao trabalhador, de enquadramento dos sindicatos pelo Estado e criavam-se órgãos para arbitrar conflitos entre patrões e operários: as Juntas de Conciliação e Julgamento”. (FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: EDUSPE,2003, p.35-36). A respeito da política trabalhista do governo Vargas (1930-1945), é INCORRETO afirmar que:
Nos países considerados desenvolvidos cerca de 71% da população tem acesso à internet. Em contrapartida, nos países em desenvolvimento essa média fica em torno de 21%, como pode ser visto no gráfico. Sobre essa desigualdade, é INCORRETO afirmar que:
Adaptado de: http://goo.gl/2b9Hm > Acesso em: 24/05/2015
Adaptado de: http://goo.gl/2b9Hm > Acesso em: 24/05/2015
O Relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgado no último dia 21 de maio, em Paris, mostra o Brasil como país que apresentou sinais promissores de redução das desigualdades sociais, juntamente com Peru, México, Argentina e Chile. Apesar dos bons resultados, a América Latina continua entre as regiões com a maior disparidade entre ricos e pobres do mundo. (Extraído de: http://goo.gl/NDEfU4 > Acesso em: 24/05/2015). Acerca dos fatores que contribuíram para a redução das desigualdades sociais dentro do Brasil, segundo o relatório da OCDE, marque a alternativa INCORRETA:
A Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e Desenvolvimento (United Nations Conference on Trade And Development - UNCTAD), tem como objetivo aumentar as oportunidades de comércio, investimento e progresso dos países em desenvolvimento, ajudando-os a enfrentar os desafios derivados da globalização e a integrar-se na economia mundial em condições equitativas. No que diz respeito ao comércio internacional de bens e serviços, e, ainda, produtos básicos, é INCORRETO afirmar que a UNCTAD: