50 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 10
Questões por página:
Considere as asserções abaixo e a relação proposta entre elas.
I. A crise afetou tanto os jornais quanto as revistas, mas estas podem sobreviver se forem seguidos alguns procedimentos, entre eles a especialização e a publicação dirigida a uma audiência cativa
PORQUE
II. o mercado fechou-se para segmentação, mesmo que cada novo setor ganhe ressonância, a revista dirigida opera com grandes encalhes.
A respeito dessas asserções, é correto afirmar:
Os fatos não deveriam ser narrados cronologicamente, mas expostos; não ordenados pela sequência temporal, mas por sua importância (definida a partir dos interesses de um suposto “leitor-médio”).
(Adaptado de: RIBEIRO, Ana Paula Goulart. Jornalismo, literatura e política: a modernização da imprensa carioca nos anos 1950. In. Estudos Históricos, n.31,2003. Rio de Janeiro: CPDOC/FGV)
Essa é a definição de
Ao se dividir em seções (cadernos), no início do século 20, a imprensa se libertou das páginas caóticas de antes, nas quais um mesmo texto falava da calçada mal conservada e da ópera no Teatro Municipal. Com isso, os jornais e as revistas tornaram-se muito mais fáceis de ler, mas rotularam o conhecimento humano. Nas últimas décadas, a cobertura dos cadernos culturais expandiu-se rapidamente e novos universos apareceram nos jornais.
(Adaptado de: BALLERINI. F. Jornalismo Cultural no século 21. São Paulo: Summus Editorial,2015, p.163-164)
O desenvolvimento capitalista e os novos hábitos de consumo e de lazer brasileiros proporcionaram o fortalecimento, no século XXI, de novas editorias - desmembradas do caderno de cultura - nos jornais da imprensa hegemônica como