limpar filtros
Questões por página:

Além dos fatores envolvidos na garantia de autoria, acesso e integridade do arquivo durante o processo de autenticação, há quatro esquemas de autenticação digital:


I. permite ao usuário acesso direto aos serviços de autenticação, possibilitando o acesso aos serviços específicos que precisa. A principal característica dessa configuração consiste na unificação das informações disponíveis no sistema de dados.

II. nesse esquema, o aplicativo mantém os dados que pertencem às credenciais do usuário. Essas informações geralmente não são compartilhadas com outros aplicativos. Esse é um esquema de alto risco devido à possibilidade de que a área de armazenamento de senhas seja comprometida.

III. é o esquema mais seguro, ideal para o uso do governo porque permite uma ampla gama de serviços. Usa um único mecanismo de autenticação envolvendo um mínimo de dois fatores para permitir o acesso aos serviços necessários e a capacidade de assinar documentos.

IV. esse esquema permite que cada usuário use as mesmas credenciais para acessar vários serviços. Cada aplicativo é diferente e deve ser projetado com interfaces com a capacidade de interagir com um sistema central para fornecer com êxito a autenticação para o usuário. Isso permite que o usuário acesse informações importantes e possa acessar chaves privadas que permitirão que ele assine documentos eletronicamente.


O esquema

Para que o usuário possa assinar documentos será necessário que esteja instalada no seu computador a cadeia de certificação. O uso de certificação digital é obrigatório no Processo Judicial Eletrônico − PJe. Para ler o certificado será necessária a instalação de uma leitora para leitura do dispositivo para fazer a autenticação do usuário. [...].

Outra forma de teste do funcionamento do certificado digital é o site da Receita Federal do Brasil – RFB, que utiliza um determinado sistema. Também poderá ser feito o teste através do programa responsável pela administração do seu certificado digital (normalmente, vem junto com o certificado digital ou pode ser baixado da Internet). É através dele que o Windows gerencia sua leitora, acessando o seu certificado digital quando este for requisitado pelo sistema PJe.

O certificado digital funciona como uma identidade virtual que permite a identificação segura e inequívoca do autor de uma mensagem ou transação feita em meios eletrônicos. Esse documento eletrônico é gerado e assinado por uma terceira parte confiável ou Autoridade Certificadora (AC) que associa o usuário a um tipo de criptografia.

(Disponível em: https://pje.tjma.jus.br/pje/informacoes.seam)


Com base na notícia acima, um Analista Judiciário conclui que a cadeia de certificação, o dispositivo, o sistema da RFB e o tipo de criptografia mencionados são, correta e respectivamente,

Considere, por hipótese, que o Tribunal de Justiça trabalhe com firewall Cisco ASA. Uma Analista Judiciária digitou os comandos abaixo, em condições ideais e usando a versão correta.


ciscoasa(config)# interface vlan1

ciscoasa(config-if)# nameif inside

INFO: Security level for "inside" set to 100 by default.

ciscoasa(config-if)# interface vlan2

ciscoasa(config-if)# nameif outside

INFO: Security level for "outside" set to 0 by default.

ciscoasa(config-if)# interface vlan3

ciscoasa(config-if)# nameif dmz

ciscoasa(config-if)# security-level 50


Com base nesses comandos e nas características deste firewall, é correto afirmar que

A tabela abaixo indica a forma de propagação de 5 malwares.


De acordo com a tabela, os tipos de malwares numerados de I a V são, correta e respectivamente,

Um dos conceitos fundamentais da tecnologia do IPSec é uma SA – Security Association, que trata diretamente de uma conexão que viabiliza o tráfego de serviços seguros. Cada Security Association é identificada por três parâmetros:


I. é um número que identifica uma SA relacionado a um protocolo de segurança.

II. pode ser unicast, broadcast ou ainda multicast. No entanto, para a definição dos mecanismos de gerenciamento de SA, o IPSec assume um endereço de destino unicast, estendendo, assim, as definições para os casos de broadcast e multicast.

III. corresponde ao número 51 para o primeiro e o 50 para o segundo.


Os itens I, II e III representam, correta e respectivamente,