limpar filtros
Questões por página:
Bastante comum no atual processo de urbanização, este fenômeno diz respeito ao processo de unificação física e ou funcional entre duas ou mais cidades. (MAGNOLI & ARAÚJO,2005).

O fenômeno geográfico que corresponde à dinâmica urbana acima aludida é:
Solo que tem como característica uma concentração muito alta de sais solúveis, especialmente o cloreto de sódio, sendo encontrado nas baixadas das regiões áridas e semiáridas, ou próximo ao mar”. (GIOVANNETTI, G. Dicionário de Geografia,1996, p.198).

A que tipo de solo o texto se refere?
Um dos movimentos do planeta é o de rotação, em que a Terra gira sobre seu próprio eixo, definindo os dias e as noites.

O movimento de rotação da Terra ocorre:
Segundo o Dicionário de Geografia (GIOVANNETTI e LACERDA,1996), oceano é uma “vasta porção de massa líquida e salgada que cobre 70,78% da superfície terrestre [e] essa grande extensão de água se divide em cinco porções, porém a inclusão do oceano Antártico tem gerado controvérsias, pois segundo os especialistas, trata-se da junção das águas do Pacífico, Atlântico e Índico. Assim, temos: oceano Pacífico, oceano Atlântico, oceano Índico e oceano Glacial Ártico” (p.147). Por outro lado, nesta mesma obra, lê-se que mar é “parte dos oceanos que se caracteriza pela forma particular de suas costas, pelo tamanho e pelo modelo do relevo” (p.124).

Considerando a localização dos mares, é correto afirmar que:
Sobre o Pantanal Mato-grossense, analise as seguintes assertivas:

I. Ocupa cerca de 40% da área total do Estado de Mato Grosso e, fitofisionomicamente, é o resultado da convergência entre as Florestas Amazônica, Atlântica e a Caatinga na porção nordeste do território Mato-grossense.

II. Em terras Mato-grossenses, compreende uma área inundável na porção sudoeste do Estado, cujo rio principal é o Paraguai.

III. Possui diferentes formações vegetais distribuídas em áreas permanentes alagadas, periodicamente inundadas, de solos alagadiços durante a cheia, que não secam completamente nas vazantes, e áreas altas não inundadas.

IV. Na região, o regime pluviométrico é da ordem de 2600 a 3000mm anuais, porém, como a chuva é mal distribuída ao longo do ano, o regime da água pouco interfere na sua regulação ecológica.

V. A ocupação sem planejamento em áreas de cabeceira, resíduos de agrotóxico resultante de práticas agrícolas e a atividade turística constituem problemas ambientais enfrentados na região.

Assinale a alternativa correta.