50 Questões de concurso encontradas
Página 5 de 10
Questões por página:
Uma mulher de 48 anos procurou auxílio médico por quadro de ganho ponderal, hirsutismo e acne. Após extensa avaliação clínica, foi identificada tumoração em topografia da glândula adrenal esquerda. A paciente foi submetida à laparotomia exploradora quando se evidenciou massa em adrenal de 7cm em seu maior diâmetro, ausência de adenomegalias. Exames de estadiamento normais. O laudo histopatológico revelou carcinoma de adrenal com elevado índice mitótico e presença de necrose e invasão da cápsula.
Assinale a alternativa correta em relação à paciente.
Uma mulher de 54 anos foi submetida à tumorectomia seguida de pesquisa de linfonodo em sentinela para tumor de mama direita. O laudo histopatológico revelou carcinoma ductal infiltrante grau III, com cerca de 2,5 cm em seu maior diâmetro, linfonodo sem malignidade, receptores hormonais para estrogênio e progesterona negativos. A pesquisa de HER-2 por imunohistoquímica (HERCEPTEST) revelou positividade com 3 cruzes. Recebeu quimioterapia adjuvante com 4 ciclos de docetaxel e ciclofosfamida; em seguida, trastuzumabe a cada 21 dias por 1 ano e radioterapia em plastrão. Seis meses após o término da adjuvância, a paciente apresentou adenomegalia axilar esquerda cuja punção aspirativa por agulha fina evidenciou carcinoma mamário. Tomografia computadorizada revelou nódulos pulmonares esparsos e lesão hipodensa captante de contraste em segmento VII do fígado. Avaliação laboratorial normal.
Qual é a melhor conduta a seguir?
Mulher de 68 anos foi diagnosticada com Neoplasia Epitelial de Ovário IIIc; é submetida à laparotomia com citorredução ótima. Cinco meses após o término da quimioterapia adjuvante com carboplatina e paclitaxel, apresenta elevação do marcador CA-125, que progride nos dois meses seguintes (26,0ng/ml,36,5ng/ml,59,8ng/ml). Não há sintomas específicos e as tomografias computadorizadas de abdome e de pelve são normais.
Nesse caso a conduta mais apropriada é