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Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o próximo item a respeito de cultura e educação física.


Dado o vasto patrimônio cultural do país, a educação física nas escolas brasileiras, como prática cultural, permite a vivência de diferentes atividades corporais que envolvam jogos, esportes, danças, lutas, ginásticas, atividades rítmicas das mais variadas origens étnicas, sociais e regionais.

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A cultura do movimento, embora possa ser diversificada, adaptada, vivenciada, assistida ou modificada, refere-se a toda e qualquer prática corporal exclusiva do esporte.

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A cultura corporal, por designar um vasto e rico campo da cultura, com abrangência da produção de práticas expressivo-comunicativas fundadas na subjetividade e externalizadas pela expressão do corpo, afasta-se das configurações próprias de uma linguagem.

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A capoeira, que passou de uma prática reprimida pelo poder público no início do século XX para uma modalidade de esporte praticada por pessoas de diferentes classes sociais, exemplifica o rompimento de uma tradição pela transformação da cultura.

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A participação feminina na prática do futebol brasileiro, antes reduto exclusivamente masculino, põe em evidência uma transformação cultural pela qual passa a sociedade atual.