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IBFC - 2017 - SEDUC-MT - Professor - Língua Portuguesa
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Na perspectiva do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC,2015), a inserção das crianças em situações desafiadoras e contextualizadas para o efetivo uso da linguagem escrita: I. Não pode prescindir da compreensão, por elas, dos princípios do sistema de escrita alfabética (SEA). II. Considera a autonomia na leitura e na escrita como condição necessária à ampliação de suas práticas de letramento e ao aprofundamento de seus conhecimentos nas diversas áreas. III. Acentua que é prioritário o trabalho que garanta o domínio do sistema de escrita, de modo articulado ao domínio de habilidades de compreensão e de produção de textos orais e escritos. IV. Considera necessária a clareza de objetivos e metas curriculares, para cada ano do ciclo, como instrumento de suporte à organização didática dos professores. V. A definição dos direitos de aprendizagem no primeiro ciclo, particularmente nos eixos de trabalho de Língua Portuguesa, não é enfatizada como uma das contribuições do PNAIC para o enfrentamento do analfabetismo nas escolas brasileiras.
Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta.
Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta.
Ainda sobre os tipos de discurso, na passagem do discurso direto para o discurso indireto, ocorre mudança nas pessoas do discurso, mudança nos tempos verbais, mudança na pontuação das frases e mudança nos advérbios e adjuntos adverbiais. A esse respeito é possível afirmar que: I. Toda a narrativa que se encontre na 1.ª pessoa no discurso direto passa para a 3.ª pessoa no discurso indireto, incluindo nessa mudança não só o verbo, mas também todos os pronomes que aparecem na frase, como os pronomes eu, nós e meu, que passam para ele/ela, eles/elas e seu no discurso indireto. II. Frases interrogativas, exclamativas e imperativas no discurso direto passam para frases declarativas no discurso indireto. III. As noções temporais como ontem, hoje e amanhã no discurso direto não sofrem alterações no discurso indireto. IV. As noções espaciais como aqui, aí, este e isto no discurso direto passam para ali, lá, aquele e aquilo no discurso indireto. V. O presente no discurso direto passa para pretérito imperfeito no discurso indireto, o pretérito perfeito no discurso direto passa para pretérito mais-que-perfeito no discurso indireto e o no discurso direto passa para futuro do pretérito no discurso indireto.
Estão corretas as afirmativas:
Estão corretas as afirmativas:
Nos textos narrativos, é através da voz do narrador que é possível conhecer o desenrolar da história e as ações das personagens, e é através da voz das personagens que conhecemos as suas ideias, opiniões e sentimentos. A maneira pela qual a voz das personagens é introduzida na voz do narrador, a isto chamamos discurso. Existem três tipos de discurso: o discurso direto, o discurso indireto e o discurso indireto livre. Em relação ao discurso: I. O discurso direto é o mais natural e comum dos tipos de discurso. Através de sua utilização, o narrador permite que as personagens se exprimam livremente, ganhando vida própria na narração. II. O discurso direto é, normalmente, introduzido por verbos de elocução que anunciam o discurso, como os verbos: dizer, perguntar, responder, comentar, falar, etc. III. No discurso indireto, as falas das personagens são apresentadas pelo narrador, sendo ele o responsável por falar na vez da personagem. IV. No discurso indireto, ainda que o narrador seja o responsável por falar pelo personagem, ele não utiliza suas próprias palavras para reproduzir a essência das falas das personagens, bem como suas reações e personalidade. V. O discurso indireto livre é o mais difícil e o mais dinâmico dos tipos de discurso, uma vez que as falas das personagens se encontram inseridas dentro do discurso do narrador.
Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta.
Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta.
Ainda sobre processos de formação de palavras, observe as afirmações abaixo: I. Engarrafar, amanhecer, desalmado e entristecer são exemplos de derivação parassintética. II. Pingue-pongue, tilintar, ‘sock’, ‘pam’, ‘brrrrr’ são exemplos de onomatopeia. III. Cortar – corte; errar – erro; recuar – recuo; debater – debate são exemplos de derivação imprópria. IV. V. Exa.; Ba.; Av.; V. Sa. são exemplos de redução, do tipo abreviações. V. Moto, metrô, foto, quilo são exemplos de redução do tipo abreviaturas.
Estão corretas as afirmativas:
Estão corretas as afirmativas:
A respeito dos estudos sobre a estrutura, formação e classificação das palavras, também chamados de Morfologia, considere: I. Morfema é a menor unidade linguística portadora de significado. II. As derivações ocorrentes em processos morfológicos são: prefixal, sufixal, parassintética, regressiva e redução. III. É considerada composição por justaposição aquela em que as palavras associadas se fundem num todo fonético. IV. Temos o Hibridismo quando as palavras são formadas por elementos provenientes de línguas diferentes. V. As desinências verbais apresentam informações sobre o modo, o tempo, o número e a pessoa dos verbos.
Estão corretas as afirmativas:
Estão corretas as afirmativas: