Questões da prova:
CETAP - 2010 - AL-RR - Psicologia
limpar filtros
50 Questões de concurso encontradas
Página 4 de 10
Questões por página:
Questões por página:
Marque a alternativa que identifique o autor da teoria que tem como principais tópicos a ênfase nos aspectos qualitativos; o caráter seqüencial do desenvolvimento da inteligência, a construção de esquemas e estruturas cognitivas; capacidade de adaptação do indivíduo relevantes para o entendimento da inteligência.
Segundo Davidoff, a aprendizagem é muitas vezes definida como uma mudança relativamente duradoura no comportamento, induzida pela experiência. Os cientistas do comportamento medem o que os organismos fazem para poder “lidar” com a aprendizagem. Entretanto, aprender é uma atividade que ocorre dentro de um organismo e que não pode ser diretamente observada. Tratando-se da aprendizagem por condicionamento respondente, assinale a alternativa CORRETA.
Assinale a alternativa que NÃO inclui um dever fundamental dos psicólogos, segundo o art.1º do Código de Ética do Psicólogo:
Segundo Laplanche e Pontalis este é um processo postulado por Freud para explicar atividades humanas sem qualquer relação aparente com a sexualidade, mas que encontrariam seu elemento propulsor na força da pulsão sexual. Freud descreveu como atividade deste postulado as atividades artísticas e de investigação intelectual. Diz-se que ocorre esse mecanismo na medida em que é derivada para um novo objetivo não sexual e em que visa objetos socialmente valorizados Assinale a alternativa que identifica este processo:
Segundo Dalgalarrondo considera-se um quadro de alteração da emoção e do sentimento os estados nos quais ocorrem mudanças súbitas e imotivadas do humor, sentimentos ou emoções. O indivíduo oscila de forma abrupta, rápida e inesperada de um estado afetivo para outro. O paciente está falando algo ameno e começa a chorar compulsivamente, passando logo a seguir a sorrir tranquilamente. São consideradas formas de hiperestesia emocional, indicando exagero e inadequação da reatividade afetiva. Esta definição trata de: