limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado
Considere as três propostas de reescrita para o período a seguir, extraído do texto.

Os blogs, por exemplo, proporcionam o debate entre autor e leitor, favorecendo uma maior paridade comunicativa entre emissor e receptor. (1.40-43)


I. Os blogs proporcionam, por exemplo, o debate entre autor e leitor e, além disso, favorecem maior paridade entre emissor e receptor.

II. Os blogs, por exemplo, proporcionam o debate entre autor e leitor e, por isso, favorecem maior paridade entre emissor e receptor.

III. Por exemplo os blogs, uma vez que proporcionam o debate entre autor e leitor, favorecem paridade maior entre emissor e receptor.

Quais propostas de reescrita conservam o sentido do período original?
mostrar texto associado
As afirmações abaixo dizem respeito ao significado, à forma e à origem de palavras do texto, respectivamente.

I. Receptor (1.37), emissor (1.38), autor (1.42) e leitor (1.42) denotam aquele que recebe, emite, atua ou lê, respectivamente.

II. Telecomunicações (1.02) e sociocultural (1.14) são formadas por pelo menos dois processos morfológicos diferentes a partir das mesmas raízes de comunicar e cultura, respectivamente.

III. Internet (1.03), mídias (1.19) e formato (1.67) originam-se todos da língua inglesa, embora apenas internet conserve a forma ortográfica original.

Quais são verdadeiras?
mostrar texto associado
Analise as seguintes sugestões de transformação da oração reduzida Levando fenômenos como esses em conta (1.48-49) em oração desenvolvida.

I. Se levarmos fenômenos como esses em conta

II. Caso levarmos fenômenos como esses em conta

III. Contanto que levemos fenômenos como esses em conta

Quais obedecem à norma gramatical da língua portuguesa?
mostrar texto associado
Assinale a alternativa cuja(s) ocorrência(s) do sinal de travessão não poderia(m) ser substituída(s) por vírgula(s).
mostrar texto associado
Considere as seguintes propostas de conversão de estruturas verbais do texto

I. se vê (I.24) - e vista
II. podem se fazer (I.26) - podem ser feitas
III. se pode deixar (I.55) - pode ser deixado

Quais expressam uma conversão possível, no contexto, de passiva pronominal em analítica?