Questões da prova:
CONSULPLAN - 2019 - MPE-PA - Pedagogia
limpar filtros
40 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 8
Questões por página:
Questões por página:
Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em seus artigos 13 e 14, a elaboração da proposta pedagógica deve contar com a participação dos profissionais da educação. Diante disso, analise as afirmativas relacionadas à gestão escolar democrática.
I. Exige o cultivo da cultura da participação, do trabalho coletivo, da ação colegiada, da realização pelo bem comum. II. A tarefa da gestão democrática e participativa na escola é contribuir para a implementação das mudanças, ajudando a criar um clima favorável na comunidade que a cerca. III. Deve haver a participação dos pais para a efetivação desse processo no âmbito escolar, sendo necessária uma mudança legislativa na Constituição Federal.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
I. Exige o cultivo da cultura da participação, do trabalho coletivo, da ação colegiada, da realização pelo bem comum. II. A tarefa da gestão democrática e participativa na escola é contribuir para a implementação das mudanças, ajudando a criar um clima favorável na comunidade que a cerca. III. Deve haver a participação dos pais para a efetivação desse processo no âmbito escolar, sendo necessária uma mudança legislativa na Constituição Federal.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
A educação em direitos humanos vai além de uma aprendizagem cognitiva, incluindo o desenvolvimento social e emocional de quem se envolve no processo ensino-aprendizagem. (Programa Mundial de Educação em Direitos Humanos – PMEDH/2005.)
Acerca dos princípios norteadores da educação em direitos humanos na Educação Básica, assinale a alternativa correta.
Acerca dos princípios norteadores da educação em direitos humanos na Educação Básica, assinale a alternativa correta.
“O papel da escola se articula com o sistema produtivo para aperfeiçoamento do sistema capitalista, preocupando-se com a formação de indivíduos para o mercado de trabalho, de acordo com as exigências da sociedade industrial e tecnológica; valoriza aspectos mensuráveis e observáveis.” As informações anteriores são características presentes na tendência pedagógica:
Saviani (2008) sugere o ano de 1979 como sendo o marco do surgimento da abordagem histórico-crítica. Sobre a abordagem histórico-crítica, é INCORRETO afirmar que:
A Pedagogia de Projetos é a construção de uma prática pedagógica direcionada à formação integral dos alunos. Partindo desse pressuposto, é INCORRETO afirmar que a proposta do trabalho por projetos deve assegurar: