Questões da prova:
Instituto Consulplan - 2022 - SEED-PR - Professor - Artes
limpar filtros
40 Questões de concurso encontradas
Página 3 de 8
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
SEED-PR
Disciplina:
Artes Visuais
A partir da década de 1930, artistas oriundos da classe média e do proletariado criaram grupos de trabalho e de estudo. Eles constituíram grupos estruturados de artistas como o grupo Santa Helena, em São Paulo, e o Núcleo Bernardelli, no Rio de Janeiro. Em relação aos grupos anteriormente citados, é correto afirmar que:
Concurso:
SEED-PR
Disciplina:
Artes Visuais
A década de 1930 marcou um novo momento para as artes no Brasil. A queda da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929, a Revolução de 1930, o governo provisório de Getúlio Vargas (até 1936, a ditadura no Estado Novo,1937 a 1945) afetaram, até certo ponto, o direcionamento da ideia oficial de “modernidade”. Sobre esse segundo momento da modernidade brasileira, assinale a afirmativa correta.
Concurso:
SEED-PR
Disciplina:
Artes Visuais
Atuando no Rio de Janeiro, destacou-se o artista Ismael Nery (1900-1934), uma das personalidades mais inquietas o modernismo. Dedica-se ao desenho e a pintura sem nunca delimitar seu campo de atuação, também produz poemas e elabora reflexões teóricas. Sobre a vida e obra de Ismael Nery, assinale a afirmativa correta.
Concurso:
SEED-PR
Disciplina:
Artes Visuais
Após sua vinda para o Brasil, Lasar Segall, lituano radicado no Brasil, realizou algumas obras marcadas, tanto no tema quanto na forma, por elementos que caracterizavam a modernidade de São Paulo: aspectos da natureza tropical e tipos étnicos existentes no Brasil. São obras de Lasar Segall:
Concurso:
SEED-PR
Disciplina:
Artes Visuais
“Principal responsável pela iniciação da escultura brasileira no movimento moderno internacional, desenvolvia uma escultura de intensa expressividade, não só pelas posturas e expressões inusitadas dos personagens, como o Cristo com trancinhas, exposto durante a Semana de Arte Moderna de 1922, mas também pelos jogos dramáticos de luz e sombra sobre os volumes, que, ao lado das formas simplificadas e estilizadas, evocam a Art Deco.” O excerto anterior se refere ao escultor ítalo-brasileiro: