limpar filtros
Questões por página:

Atualmente, com a facilidade de disseminação e acesso à informação sobre treinamento esportivo, e garantidas as condições ideais de acesso à alimentação, cuidados relativos à saúde e tempo de dedicação aos treinos, pode-se dizer que atletas do mundo inteiro possuem chances semelhantes de atingir bons resultados e saírem vitoriosos em competições. Nesse contexto, a criatividade dos atletas é um aspecto a ser levado em conta quando se trata de analisar os resultados esportivos que eles alcançam.


Assinale a alternativa que contém afirmação(ões) corretas(s) a respeito da criatividade do aprendiz e/ou atleta no contexto do aprendizado e/ou da prática esportiva.

Um professor de Educação Física percebeu, ao trabalhar com uma turma de treinamento de basquetebol, que Adônis, um adolescente de 15 anos de idade, se dedicava bastante aos treinos e aos jogos e que essa dedicação era mais intensa quando Flora, uma garota da mesma idade, estava na plateia. Seus colegas comentaram com o professor que Adônis se esforçava mais porque queria mostrar bom desempenho esportivo e, com isso, chamar a atenção de Flora.

No livro de De Rose Jr. (2009), o fenômeno psicológico que se observa em Adônis na situação descrita é denominado pela psicologia do esporte como

Atualmente se fala sobre a necessidade de compreender os significados da relação entre os meios naturais e a prática de esportes. Marinho (2011) menciona estudos que tipificam os praticantes de esportes ao ar livre e em contato com a natureza como Bambis ou como Rambos. Esses dois tipos são

Kunz (1994), ao analisar a educação da infância, o esporte de uma forma geral na formação de pessoas, e o esporte de rendimento, menciona dois problemas que, sob a ótica pedagógica, julga serem os mais graves, pois provocam rendimento escolar deficiente e outras consequências de ordem física, moral e emocional. Tais problemas, segundo ele, devem ser enfrentados pelos educadores.


São eles:

Esse esporte é muito antigo e historiadores relatam práticas que podem ter dado origem a ele em diversos lugares, tais como China, Japão, Grécia, Inglaterra, etc. No Brasil, sua criação é atribuída a Charles Miller, que teria trazido essa prática da Inglaterra, apesar de historiadores mencionarem que sua origem se deve à prática na praia de Botafogo, Rio de Janeiro, por marinheiros ingleses que vieram para o Brasil ou de trabalhadores das fábricas de São Paulo dessa mesma nacionalidade. Logo se expandiu e passou a ser praticado também pelas elites.


Esse histórico refere-se à origem do