Questões da prova:
IDECAN - 2022 - PC-BA - Perito Odonto-Legal de Polícia Civil
limpar filtros
100 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 20
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
PC-BA
Disciplina:
Medicina Legal
A identificação odontológica postmortem necessita de acesso adequado aos arcos dentários e a literatura odontológica apresenta diversas técnicas para remoção ou enucleação das maxilas e/ou da mandíbula, que devem ser do conhecimento do perito odonto-legal. Um parâmetro decisivo para a escolha da técnica de remoção dos arcos dentários é a necessidade de preservar (ou não) os tecidos moles da face do cadáver, pois há técnicas que executam incisões indicadas para corpos em decomposição ou carbonizados que não são indicadas para corpos com a face íntegra. No contexto da necrópsia bucal para subsidiar uma identificação odontológica forense, assinale a alternativa correta e que contém um exemplo de técnica que é adequada para o exame odontológico em cadáver com a face íntegra.
Concurso:
PC-BA
Disciplina:
Criminalística
As mortes perpetradas por projétil de arma de fogo (PAF), assim como as lesões produzidas por PAF que atingem o crânio, fazem parte do escopo da atuação do perito odonto-legal. No campo da traumatologia e balística forenses, e considerando que a imagem extracraniana abaixo exibe fraturas com formatos variados (I, II e III), marque a alternativa correta.
*Fonte da imagem: Capa do volume 2, número 2, ano 2015 da Revista Brasileira de Odontologia Legal.
*Fonte da imagem: Capa do volume 2, número 2, ano 2015 da Revista Brasileira de Odontologia Legal.
Concurso:
PC-BA
Disciplina:
Criminalística
Um crânio humano foi encaminhado para análise pericial no IML e, em uma visão superior e externa, foram encontradas três fraturas com formatos variados (denominadas I, II e III), produzidas por instrumento perfurocontunente e compatível com a passagem de projétil de arma de fogo (PAF), conforme figura abaixo. Sabendo-se que, nesta figura, o halo escuro que margeia algumas das fraturas corresponde à díploe, assinale a alternativa correta considerando os fundamentos de balística forense.
Concurso:
PC-BA
Disciplina:
Criminalística
Nascimento e colaboradores (2019) publicaram artigo científico na Revista Brasileira de Odontologia Legal sobre o perfil das vítimas de suicídio da cidade de João Pessoa/PB, nos anos 2015 e 2016, e constataram que o enforcamento foi o meio mais comum tanto entre homens quando em mulheres. Tendo em vista que esta realidade também pode ser observada nos demais IMLs do Brasil, há necessidade de que o perito odontolegista saiba analisar e diferenciar os diversos tipos de asfixia por constrição cervical para que a verdadeira causa morte possa ser identificada e, por consequência, a investigação criminal siga seu curso adequado. No contexto das asfixias por constrição do pescoço, assinale a alternativa correta.
Concurso:
PC-BA
Disciplina:
Criminalística
No âmbito da odontologia legal e antropologia forense há a necessidade de que os peritos odontolegistas conheçam não só a anatomia dental humana, mas também as características da dentição de animais domésticos, uma vez que corpos de animais em decomposição ou fragmentados podem ser confundidos inicialmente com restos humanos de pessoas desaparecidas. No contexto da diferenciação de espécies animais pelos dentes, assinale a alternativa correta.