limpar filtros
Questões por página:
Sobre as drogas para o tratamento de diabetes mellitus tipo 2, é correto afirmar que
Homem de 35 anos, previamente hígido, procura unidade de pronto atendimento com queixa de tosse há um mês, com expectoração em moderada quantidade, de início amarelada, mas que se tornou hemoptoica há uma semana. Nega outras queixas. Exame físico: regular estado geral; temperatura axilar 37,8°C; FC 96 bpm; FR 22 irpm; PA 110 x 80 mmHg; oximetria em ar ambiente 95%. Pulmões: estertores crepitantes em campos médio e inferior esquerdo. Depois de realizada uma radiografia simples de tórax, a conduta mais acurada e, assim, mais capaz de elevar a probabilidade de doença da principal hipótese diagnóstica para o caso é
Paciente,70 anos de idade, é tabagista 50 anos x maço e procura o clínico relatando que há 12 anos tosse todos os dias com expectoração clara. Notou alteração do quadro nos últimos 4 anos, quando iniciou dispneia progressiva até aos mínimos esforços. Nega dispneia paroxística noturna. Refere grande dificuldade de cessar o tabagismo. Dados do exame físico: IMC 19 kg/m2; PA 105 x 70 mmHg; FC 88 bpm; FR 22 irpm; SatO2 em ar ambiente 83%. Presença de esforço respiratório com tiragem intercostal, supraclavicular e de fúrcula esternal. Tórax hipertimpânico à percussão e com diâmetro anteroposterior aumentado. Murmúrio vesicular diminuído difusamente com estertores móveis com a tosse. Ausência de edemas ou quaisquer sinais de congestão sistêmica. Ausência de bulhas acessórias. O clínico solicitou uma radiografia simples de tórax que evidenciou índice cardiotorácico de 45% e um aparente aumento da área pulmonar com redução da trama vascular. Solicitou, então, uma espirometria que apresentou os resultados a seguir:

? LIN: limite inferior da normalidade. ?Prev: valor previsto. ? Bd: broncodilatador.
Quanto ao caso, assinale a alternativa correta.
Paciente do sexo feminino,50 anos, obesa e portadora de asma brônquica, com diagnóstico recente de hipertensão arterial sistêmica. O tratamento foi iniciado com indapamida, mas, devido a difícil controle pressórico, novas drogas foram sendo adicionadas a seu esquema terapêutico. No momento, está em uso de indapamida, lisinopril e nicardipino, as três em dose máxima. Seu médico solicitou novo MAPA que mostrou PA média de 24 horas de 150 x 95 mmHg. Diante do quadro descrito e descartadas causas de hipertensão arterial secundária, assinale a opção mais adequada em relação ao arsenal terapêutico visando a um melhor controle pressórico.
Paciente do sexo masculino,64 anos, obeso, admitido para cirurgia de osteossíntese de fratura de rádio distal direito. Nega outras doenças e uso de medicamentos. Foi realizado bloqueio de plexo braquial com 20 mL de lidocaína a 2% com vasoconstrictor, sob leve sedação para anestesia cirúrgica. Cerca de dez minutos após o bloqueio, durante a antissepsia cirúrgica, paciente relata sensação de “batedeira no peito”, mas sem outros sintomas. O monitor mostra FC de 151 bpm PA de 160 x 90, SpO2 95%. O eletrocardiograma de 12 derivações foi realizado e está ilustrado a seguir.


Diante do quadro apresentado, assinale a alternativa que exibe o diagnóstico correto e a opção mais eficaz de tratamento.