Questões da prova:
FUNDATEC - 2023 - Prefeitura de Balneário Pinhal - RS - Especialista - Supervisor
limpar filtros
40 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 8
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Balneário Pinhal - RS
Disciplina:
Pedagogia
Luckesi (2013) afirma que a avaliação é um ato amoroso. Nesse sentido, assinale a alternativa correta que melhor define esse pensamento de avaliar.
Concurso:
Prefeitura de Balneário Pinhal - RS
Disciplina:
Pedagogia
Fava (2014) afirma que a educação está se tornando cada vez mais complexa, seu foco está migrando da simples transmissão de conteúdos para dimensões menos integradas. Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao papel do professor na Educação 3.0.
Concurso:
Prefeitura de Balneário Pinhal - RS
Disciplina:
Pedagogia
Considerando as ações e características do trabalho do supervisor, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A ação supervisora inclui a articulação dos diversos setores da escola, tais como administração escolar e orientação educacional.
( ) O supervisor pode ser visto como um técnico encarregado da eficiência do trabalho, uma espécie de controlador de produção do trabalho do professor.
( ) Para otimizar sua ação no ambiente escolar, o supervisor deve escolher uma trilha específica para nortear sua atuação específica na escola.
( ) A questão do currículo constitui um dos objetos de trabalho da supervisão.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) A ação supervisora inclui a articulação dos diversos setores da escola, tais como administração escolar e orientação educacional.
( ) O supervisor pode ser visto como um técnico encarregado da eficiência do trabalho, uma espécie de controlador de produção do trabalho do professor.
( ) Para otimizar sua ação no ambiente escolar, o supervisor deve escolher uma trilha específica para nortear sua atuação específica na escola.
( ) A questão do currículo constitui um dos objetos de trabalho da supervisão.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Concurso:
Prefeitura de Balneário Pinhal - RS
Disciplina:
Pedagogia
Veiga (1995) destaca alguns princípios norteadores para construção do Projeto Político-Pedagógico que deverão nortear a escola democrática, pública e gratuita. Considerando esses princípios, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Igualdade.
2. Qualidade.
3. Gestão democrática.
4. Liberdade.
5. Valorização do magistério.
Coluna 2
( ) Associada à ideia de autonomia como ponto de partida.
( ) Um princípio central na discussão do Projeto Político-Pedagógico.
( ) Condições de acesso e permanência na escola.
( ) Não pode ser privilégio de minorias econômicas e sociais.
( ) Ampla participação dos representantes dos diferentes segmentos da escola nas decisões.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Coluna 1
1. Igualdade.
2. Qualidade.
3. Gestão democrática.
4. Liberdade.
5. Valorização do magistério.
Coluna 2
( ) Associada à ideia de autonomia como ponto de partida.
( ) Um princípio central na discussão do Projeto Político-Pedagógico.
( ) Condições de acesso e permanência na escola.
( ) Não pode ser privilégio de minorias econômicas e sociais.
( ) Ampla participação dos representantes dos diferentes segmentos da escola nas decisões.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Concurso:
Prefeitura de Balneário Pinhal - RS
Disciplina:
Pedagogia
Bacich & Moran (2018) enfatizam possibilidades e caminhos para integração de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem. Assim, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. As metodologias ativas dão ênfase ao papel protagonista do aluno e ao seu desenvolvimento direto, participativo e reflexivo.
II. Para implantação da abordagem da sala de aula invertida, dois aspectos são fundamentais: a produção de material para o aluno trabalhar online e o planejamento das atividades para serem realizadas na sala de aula.
III. Metodologias ativas são estratégias de ensino centradas na participação efetiva dos estudantes na construção do processo de aprendizagem, de forma flexível, interligada e híbrida.
IV. O papel principal do docente é o de orientador, tutor dos estudantes individualmente e nas atividades em grupo, nas quais os alunos são sempre protagonistas.
I. As metodologias ativas dão ênfase ao papel protagonista do aluno e ao seu desenvolvimento direto, participativo e reflexivo.
II. Para implantação da abordagem da sala de aula invertida, dois aspectos são fundamentais: a produção de material para o aluno trabalhar online e o planejamento das atividades para serem realizadas na sala de aula.
III. Metodologias ativas são estratégias de ensino centradas na participação efetiva dos estudantes na construção do processo de aprendizagem, de forma flexível, interligada e híbrida.
IV. O papel principal do docente é o de orientador, tutor dos estudantes individualmente e nas atividades em grupo, nas quais os alunos são sempre protagonistas.