limpar filtros
Questões por página:
Os profissionais da educação buscam cursos de formação continuada, sejam eles presenciais, semipresenciais ou à distância, oferecidos pelas mais diversas instituições.

Sobre as políticas de formação continuada, assinale a afirmativa correta.
O projeto de lei que cria o Plano Nacional de Educação (PNE), para vigorar de 2011 a 2020, apresenta dez diretrizes objetivas e 20 metas, seguidas das estratégias específicas de concretização. O texto prevê formas de a sociedade monitorar e cobrar cada uma das conquistas previstas. As metas seguem o modelo de visão sistêmica da educação estabelecido em 2007 com a criação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Tanto as metas quanto as estratégias premiam iniciativas para todos os níveis, modalidades e etapas educacionais."

(http://portal.mec.gov.br/) As alternativas a seguir apresentam diretrizes que estão presentes no PNE 2011/2020, à exceção de uma. Assinale‐a.
Como processo de investigação das questões relacionadas à sociologia da educação três grandes pesquisas foram realizadas com o objetivo de um melhor entendimento das relações que se estabelecem entre escola e a sociedade.

A primeira geração de estudos, de base na mobilidade social, obteve conclusões pessimistas quanto à capacidade da escola de reverter as desigualdades socioeconômicas dos alunos, oriundas de suas famílias. Contrapondo‐se a esta, uma segunda geração buscou o efeito das oportunidades escolares, através do desempenho escolar, para demonstrar que a “escola faz diferença", podendo alcançar maior eficácia e equidade de resultados.

Conjugando a sociologia urbana e a sociologia da educação, surge uma terceira geração para ampliar além da família e da escola, a organização social do território e seus possíveis efeitos sobre as oportunidades educacionais.

Relacione as três gerações de estudos com os fatores a ela associados:

1. Primeira geração de estudos sobre desigualdades educacionais:

2. Segunda geração de estudos sobre desigualdades educacionais:

3. Terceira geração de estudos sobre desigualdades educacionais:

( ) a escola, através de suas práticas pedagógicas e sua organização curricular, é responsável pelo sucesso ou fracasso dos alunos.

( ) as desigualdades educacionais são decorrentes da origem socioeconômica do aluno.

( ) equidade e eficácia escolar são articulados como uma necessidade em busca de uma educação de qualidade.

Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para baixo.
O Projeto Político Pedagógico, obrigatório em todos os estabelecimentos de ensino, é um reflexo e um produto do processo de planejamento escolar, dando visibilidade ao planejamento participativo, fazendo com que seja, de fato, uma expressão da identidade da escola.

Sobre o Projeto Político Pedagógico, assinale a afirmativa correta.
Certas noções, certas práticas e sentimentos que deveriam ser gerais assim para as primeiras como para as classes superiores da sociedade [são instrumentos de fundamentação para a constituição de unidade do império, e ocorrem através da instrução primária]. É essa instrução comum, essa identidade de hábitos intelectuais e morais (...) que constituem a identidade e a nacionalidade."

(GONDRA, José Gonçalves; SCHUELER, Alessandra. Educação, poder e sociedade no Império Brasileiro. São Paulo: Cortez,2008, p.36).

Sobre o modelo educacional presente no período do Brasil Império, assinale a afirmativa correta.