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O “Referencial Curricular Amapaense: Educação Infantil e Ensino Fundamental” contém a seguinte afirmação: “Este currículo, enquanto documento originário da Base Nacional Comum Curricular, é orientado pelo princípio da equidade. Portanto, o planejamento pedagógico deve considerar, dentre seus objetivos, o combate à desigualdade escolar, o que pressupõe o reconhecimento de que grupos diferentes possuem necessidades diferentes”(p.22). Logo a seguir, são elencadas as modalidades de ensino.
Assinale a opção que contém apenas as modalidades listadas no referido documento.
Segundo Bourdieu e Passeron (1992), o “capital cultural incorporado’’ é fruto de um processo educativo, desenvolvido na família e na escola, em um trabalho de assimilação, conquistado à custa de muito investimento, tempo, dinheiro e desembaraço pelos grupos privilegiados de uma sociedade hierarquizada.
Assinale a opção que identifica um capital que não está descrito na abordagem teórica dos autores citados.
Em 20 de novembro, celebramos o “Dia da Consciência Negra”, importante conquista do Movimento Negro. Da mesma forma, a Lei 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica, é fruto da luta antirracista pelo reconhecimento do protagonismo dos povos africanos e suas(seus) descendentes na formação de nosso país.
De acordo com a referida lei, o sentido mais amplo do trabalho com o contexto histórico e cultural afro-brasileiro no currículo é
Leia com atenção o trecho a seguir.
“Ao tentar manter ausente a cultura dos currículos ou renegá-la a espaços periféricos como festas e ou aos tempos da Educação Infantil, o sistema escolar público adere e colabora com os brutais processos históricos de manter ausentes os setores populares como produtores de conhecimentos, valores, culturas, modos de pensar o real e de pensar-se”
(ARROYO,2011, p.345)
Nessa perspectiva, considerando que os currículos são produtores de sujeitos dotados de classe, etnia e gênero, o papel da escola frente à possibilidade de incluir todos no currículo deve ser o de
Quando se adota uma visão geral sobre a obra de Anísio Teixeira e sua trajetória profissional, é comum se reconhecer ter ele deixado marcas não apenas como pensador e político da educação, mas também como administrador. Tendo ele vivenciado os múltiplos problemas levantados pela realidade do ensino e da administração pública, além de produzir reflexões, definir posições, propor e construir modelos para a organização do sistema educacional brasileiro dos anos 1920 aos 1960, é relativamente fácil distinguir a permanente atualidade dos grandes temas com os quais Anísio se empenhou. Tais propostas estão presentes no livro “Educação não é privilégio”, defendidas como pressupostos de democracia.
Assinale a afirmativa que resume, de forma mais completa, as principais defesas de Anísio Teixeira.