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Pensar em um ensino de Geografia inclusivo para estudantes cegos ou com baixa visão pressupõe criar condições de acessibilidade, não apenas aos espaços físicos escolares, mas também ao conhecimento a que têm direito.
Entre essas condições, destaca-se a existência de:
A prática do trabalho de campo contribui de forma significativa para a construção do raciocínio geográfico pelo discente. Apesar das inúmeras vantagens para o ensino de Geografia, o trabalho de campo pode apresentar desafios, dentre os quais se pode citar:
O sistema político brasileiro e a construção de espaços políticos para a prática democrática são temas que podem ser levados para a sala de aula pelo professor de Geografia, já que o federalismo e a democracia possuem um viés espacial. Por essa razão, para o discente compreender a existência de um legislativo bicameral na escala nacional, são necessários conhecimentos acerca do conceito geográfico de:
Um dos princípios básicos do raciocínio geográfico é aquele que permite tecer, conjuntamente, as diferentes dimensões que compõem o espaço geográfico na busca da totalidade. Esse princípio é:
Várias práticas religiosas, como as de matrizes africanas, estão intimamente relacionadas com o uso do espaço, seja ele público ou privado, entendido não somente como um substrato físico, mas também onde estão embutidas apropriações dos grupos religiosos sobre determinada área. São muitos os desafios espaciais enfrentados por grupos religiosos de matrizes africanas no Brasil, como, por exemplo, o fato de: