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IBFC - 2023 - Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (SEED-PR) - DOCÊNCIA DOS COMPONENTES CURRICULARES DA MATRIZ - QUÍMICA
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Disciplina:
Química
De acordo com a Resolução CNNPA nº 38/77, fermento químico é o produto formado de substância ou mistura de substâncias químicas que, pela influência do calor e/ou umidade, produz desprendimento gasoso capaz de expandir massas elaboradas com farinhas, amidos ou féculas, aumentando-lhes o volume e a porosidade. (ANVISA,1977).
O Regulamento Técnico SVS/MS nº 540/1997 considera o fermento químico como um aditivo, e como tal, necessita obrigatoriamente ser registrado na ANVISA de acordo com as orientações da Resolução nº 23 (ANVISA,2000).
Basicamente, os fermentos químicos são constituídos de uma mistura de pirofosfato ácido de sódio, bicarbonato de sódio e fécula de mandioca. Além do conhecido bicarbonato de sódio, assinale a alternativa que apresente alguns ácidos que podem fazer parte da composição.
O Regulamento Técnico SVS/MS nº 540/1997 considera o fermento químico como um aditivo, e como tal, necessita obrigatoriamente ser registrado na ANVISA de acordo com as orientações da Resolução nº 23 (ANVISA,2000).
Basicamente, os fermentos químicos são constituídos de uma mistura de pirofosfato ácido de sódio, bicarbonato de sódio e fécula de mandioca. Além do conhecido bicarbonato de sódio, assinale a alternativa que apresente alguns ácidos que podem fazer parte da composição.
Disciplina:
Química
O século XX nos trouxe grandes descobertas sobre o conhecimento atômico. Neste período, foram criadas bombas atômicas. Foi também neste século que através da energia nuclear foi gerada a eletricidade e ainda, nesta época, foi estruturado um modelo de átomo que ainda é a base da teoria atômica moderna. Sem dúvida, quanto mais o homem avança no conhecimento do mundo subatômico, mais o avanço tecnológico se torna uma realidade. Historicamente, porém, até chegarmos ao que hoje conhecemos por modelo atômico atual, muitos estudos e pesquisas foram realizados ao longo de séculos. Foi, no entanto, no final do século XIX, que alguns experimentos contribuíram de forma significativa para a evolução do modelo atômico. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo.
I. O físico inglês J. J. Thomson, em 1887, mostrou que as partículas em raio catódico são carregadas negativamente e ele provou esta afirmação mostrando que o raio pode ser desviado se passar entre placas de metais carregados opostamente em um tudo de Crookes. Segundo suas pesquisas, a direção do desvio para a placa carregada positivamente, mostra que as partículas do raio catódico carregam uma carga elétrica negativa.
II. Segundo os pesquisadores dos modelos atômicos, foi no ano de 1908, que Robert Millikan, um físico americano realizou, um clássico experimento, que foi capaz de determinar a magnitude da carga negativa do elétron. Millikan acreditava que os raios x chocavam-se com os elétrons das moléculas do ar que circundavam as gotículas de óleo e que as gotículas poderiam captar estes elétrons. Através de seus experimentos, Milikan foi assim capaz de mostrar que todos os elétrons são idênticos, isto é, todos têm a mesma massa e carga.
III. Embora para a maioria dos cientistas da época o fato do átomo ser constituído por uma parte carregada positivamente e por alguns elétrons, em 1890, isto ainda não era totalmente claro. Em 1898, que J. J. Thomson sugeriu que um átomo poderia ser uma esfera carregada positivamente na qual alguns elétrons estão incrustados. Segundo ele, isto levaria a uma impossível remoção de elétrons dos átomos.
Estão corretas as afirmativas:
I. O físico inglês J. J. Thomson, em 1887, mostrou que as partículas em raio catódico são carregadas negativamente e ele provou esta afirmação mostrando que o raio pode ser desviado se passar entre placas de metais carregados opostamente em um tudo de Crookes. Segundo suas pesquisas, a direção do desvio para a placa carregada positivamente, mostra que as partículas do raio catódico carregam uma carga elétrica negativa.
II. Segundo os pesquisadores dos modelos atômicos, foi no ano de 1908, que Robert Millikan, um físico americano realizou, um clássico experimento, que foi capaz de determinar a magnitude da carga negativa do elétron. Millikan acreditava que os raios x chocavam-se com os elétrons das moléculas do ar que circundavam as gotículas de óleo e que as gotículas poderiam captar estes elétrons. Através de seus experimentos, Milikan foi assim capaz de mostrar que todos os elétrons são idênticos, isto é, todos têm a mesma massa e carga.
III. Embora para a maioria dos cientistas da época o fato do átomo ser constituído por uma parte carregada positivamente e por alguns elétrons, em 1890, isto ainda não era totalmente claro. Em 1898, que J. J. Thomson sugeriu que um átomo poderia ser uma esfera carregada positivamente na qual alguns elétrons estão incrustados. Segundo ele, isto levaria a uma impossível remoção de elétrons dos átomos.
Estão corretas as afirmativas:
Disciplina:
Química
Quando estudamos sobre a cinética química (velocidade das reações) o estudo do mecanismo de reação é imprescindível, visto que os químicos descobriram que uma reação química geralmente não se realiza em uma única etapa. Desta forma, podemos dizer que as várias etapas que podem ocorrer em uma reação denomina-se mecanismo de reação. Sobre isto, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A lei de velocidade é a equação matemática que exprime como as concentrações interferem na velocidade de uma reação a uma determinada temperatura.
( ) Só é possível determinarmos a ordem de uma reação somando os expoentes a que se devem elevar as concentrações dos reagentes exclusivamente para se obter a lei de velocidade de reação.
( ) Molecularidade é o número de moléculas que se chocam em cada etapa da reação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) A lei de velocidade é a equação matemática que exprime como as concentrações interferem na velocidade de uma reação a uma determinada temperatura.
( ) Só é possível determinarmos a ordem de uma reação somando os expoentes a que se devem elevar as concentrações dos reagentes exclusivamente para se obter a lei de velocidade de reação.
( ) Molecularidade é o número de moléculas que se chocam em cada etapa da reação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Disciplina:
Química
A respeito do complexo ativado, analise as afirmativas abaixo.
I. Os químicos admitem que, ao se chocarem, as moléculas transformam parte de sua energia cinética em potencial, adquirindo, o conjunto resultante do choque, alta energia potencial. Este conjunto forma um composto intermediário, chamado complexo ativado.
II. O complexo ativado representa um estado instável que se chama estado de transição. Esse estado de transição comum à reação direta e à inversa.
III. Ao romper-se, o complexo pode tanto ocasionar a formação dos produtos como a recuperação dos reagentes. Em outras palavras, só conseguem formar o complexo ativado as moléculas com energia cinética mínima necessária que se choquem adequadamente.
Estão corretas as afirmativas:
I. Os químicos admitem que, ao se chocarem, as moléculas transformam parte de sua energia cinética em potencial, adquirindo, o conjunto resultante do choque, alta energia potencial. Este conjunto forma um composto intermediário, chamado complexo ativado.
II. O complexo ativado representa um estado instável que se chama estado de transição. Esse estado de transição comum à reação direta e à inversa.
III. Ao romper-se, o complexo pode tanto ocasionar a formação dos produtos como a recuperação dos reagentes. Em outras palavras, só conseguem formar o complexo ativado as moléculas com energia cinética mínima necessária que se choquem adequadamente.
Estão corretas as afirmativas:
Disciplina:
Química
A acidez do solo é considerada um dos graves problemas para a cultura de diversos produtos agrícolas.
“Apesar dos conceitos básicos de acidez e da capacidade de troca de cátions (CTC) serem bastantes conhecidos, tanto nas regiões de clima temperado como nas regiões de clima tropical, ainda existe muita confusão gerada pelo uso inadequado destes conceitos na solução de problemas ligados à fertilidade do solo”. (CAMARGOS,2005)
Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo.
I. Acidez ativa é dada pela concentração de H+ livre na solução do solo, que é liberada pelas substâncias que compõem a acidez potencial e é medida pelo valor de pH, em escala que, para a maioria dos solos do Brasil, varia de 4,0 a 7,5.
II. A acidez ativa é muito fácil de ser corrigida, pois em 1 ha com pH = 4,0, com 25% de água, precisa apenas de 2,5 kg de CaCO3 para ser corrigido. Porém, à medida que se neutraliza o H+ em solução, as substâncias que compõem a acidez potencial passam a liberar mais H+ que tende a manter, ao final de reações no solo, altos índices de acidez ativa.
Assinale a alternativa correta.
“Apesar dos conceitos básicos de acidez e da capacidade de troca de cátions (CTC) serem bastantes conhecidos, tanto nas regiões de clima temperado como nas regiões de clima tropical, ainda existe muita confusão gerada pelo uso inadequado destes conceitos na solução de problemas ligados à fertilidade do solo”. (CAMARGOS,2005)
Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo.
I. Acidez ativa é dada pela concentração de H+ livre na solução do solo, que é liberada pelas substâncias que compõem a acidez potencial e é medida pelo valor de pH, em escala que, para a maioria dos solos do Brasil, varia de 4,0 a 7,5.
II. A acidez ativa é muito fácil de ser corrigida, pois em 1 ha com pH = 4,0, com 25% de água, precisa apenas de 2,5 kg de CaCO3 para ser corrigido. Porém, à medida que se neutraliza o H+ em solução, as substâncias que compõem a acidez potencial passam a liberar mais H+ que tende a manter, ao final de reações no solo, altos índices de acidez ativa.
Assinale a alternativa correta.