Questões da prova:
IBFC - 2023 - Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (SEED-PR) - DOCÊNCIA DOS COMPONENTES CURRICULARES DA MATRIZ - HISTÓRIA
limpar filtros
30 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 6
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Geografia
A respeito da domesticação de plantas na América, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Se comparada à domesticação de animais, a domesticação de plantas na América foi muito inferior, sobretudo em razão da presença de grandes mamíferos domesticáveis.
( ) Espécies como milho, feijão e pimenta foram possivelmente domesticadas na região da Mesoamérica a partir de 7.000 a.C.
( ) Batata, quinoa e feijão foram exemplos de espécies domesticadas na Zona Andina Central em 5.000 a.C.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) Se comparada à domesticação de animais, a domesticação de plantas na América foi muito inferior, sobretudo em razão da presença de grandes mamíferos domesticáveis.
( ) Espécies como milho, feijão e pimenta foram possivelmente domesticadas na região da Mesoamérica a partir de 7.000 a.C.
( ) Batata, quinoa e feijão foram exemplos de espécies domesticadas na Zona Andina Central em 5.000 a.C.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Disciplina:
História
Sobre a relevância da produção e exportação de açúcar no período colonial, assinale a alternativa incorreta.
Disciplina:
História
Sobre o Estado Novo, instaurado por Getúlio Vargas em 10 de novembro de 1937, assinale a alternativa incorreta.
Disciplina:
História
“Cada vila tinha seu próprio conselho, ou cabildo, uma corporação que regulava a vida dos habitantes e fiscalizava as propriedades públicas – as terras comunais, florestas e pastagens e as galerias de rua com suas tendas de comércio – de onde derivava grande parte de sua renda”.
ELLIOT, J. H. A Espanha e a América nos séculos VXVI e XVII. IN: BETHEL, Leslie (org.). História da América Latina: América Latina Colonial, volume I. Trad. Maria Claro Cescato.2. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Brasília, DF: Fundação Alexandre de Gusmão, 2004, p.295.
Sobre os cabildos em particular e o sistema colonial espanhol em geral, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Tanto a composição como os poderes dos cabildos eram suficientemente estáveis para perdurar durante os séculos de dominação espanhola nas américas. ( ) Os cabildos foram se tornando verdadeiras oligarquias estruturadas pelos cidadãos mais abastados que não raro se autoperpetuavam. ( ) Mais que uma instituição de autogoverno local, os cabildos eram também uma corporação em que travavam disputas as principais famílias locais. ( ) Ainda que locais, cabildos faziam parte de uma estrutura maior de autoridade, que se estendia às audiências, aos governadores e aos vice-reis.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
ELLIOT, J. H. A Espanha e a América nos séculos VXVI e XVII. IN: BETHEL, Leslie (org.). História da América Latina: América Latina Colonial, volume I. Trad. Maria Claro Cescato.2. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Brasília, DF: Fundação Alexandre de Gusmão, 2004, p.295.
Sobre os cabildos em particular e o sistema colonial espanhol em geral, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Tanto a composição como os poderes dos cabildos eram suficientemente estáveis para perdurar durante os séculos de dominação espanhola nas américas. ( ) Os cabildos foram se tornando verdadeiras oligarquias estruturadas pelos cidadãos mais abastados que não raro se autoperpetuavam. ( ) Mais que uma instituição de autogoverno local, os cabildos eram também uma corporação em que travavam disputas as principais famílias locais. ( ) Ainda que locais, cabildos faziam parte de uma estrutura maior de autoridade, que se estendia às audiências, aos governadores e aos vice-reis.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Disciplina:
História
“Em 1492, os europeus entraram em contato com um continente até então inesperado e não imaginado. Quando Cortés, em 1519, entrou em Tenochtitlán, e Pizarro, em 1534, em Cusco, já tinham alguma experiência com os países que conquistaram. Apesar disso, repetiram-se aí as emoções da completa novidade em seu encontro com os mundos dos asteca e inca”.
ZUIDEMA, R. Tom. O encontro dos calendários andino e espanhol. IN: BONILLA, Heraclio (org.). Os conquistados: 1492, e a população indígena das Américas. São Paulo: Hucitec,2006, p.285.
O encontro entre Pizarro e o imperador inca Atahualpa em 1532 é frequentemente retratado como um dramático momento de encontro entre civilizações. Sobre este encontro e o contexto histórico que lhe é correlato, analise as afirmativas abaixo.
I. Atahualpa era, à época do encontro com Pizarro, o monarca absoluto daquele que era o maior e mais adiantado estado do Novo Mundo, o império Inca.
II. Pizarro, representando o rei Carlos I da Espanha, trazia consigo vantagens militares para as quais os incas não estavam preparados, como armas de aço e armaduras.
III. O fato do encontro entre Pizarro e Atahualpa ter ocorrido logo após a chegada de Cristóvão Colombo no continente explica os motivos pelos quais as doenças endêmicas não terem um papel importante na vitória de Pizarro sobre Atahualpa.
IV. O encontro entre Pizarro e Atahualpa foi possível pelo desenvolvimento da tecnologia marítima europeia, catalisadora das grandes navegações.
Estão corretas as afirmativas:
ZUIDEMA, R. Tom. O encontro dos calendários andino e espanhol. IN: BONILLA, Heraclio (org.). Os conquistados: 1492, e a população indígena das Américas. São Paulo: Hucitec,2006, p.285.
O encontro entre Pizarro e o imperador inca Atahualpa em 1532 é frequentemente retratado como um dramático momento de encontro entre civilizações. Sobre este encontro e o contexto histórico que lhe é correlato, analise as afirmativas abaixo.
I. Atahualpa era, à época do encontro com Pizarro, o monarca absoluto daquele que era o maior e mais adiantado estado do Novo Mundo, o império Inca.
II. Pizarro, representando o rei Carlos I da Espanha, trazia consigo vantagens militares para as quais os incas não estavam preparados, como armas de aço e armaduras.
III. O fato do encontro entre Pizarro e Atahualpa ter ocorrido logo após a chegada de Cristóvão Colombo no continente explica os motivos pelos quais as doenças endêmicas não terem um papel importante na vitória de Pizarro sobre Atahualpa.
IV. O encontro entre Pizarro e Atahualpa foi possível pelo desenvolvimento da tecnologia marítima europeia, catalisadora das grandes navegações.
Estão corretas as afirmativas: