limpar filtros
Questões por página:
Em relação ao tronco arterial comum, analise as afirmativas a seguir:
I. É uma patologia que pode cursar tanto com hipofluxo quanto com hiperfluxo pulmonar, dependendo das variações anatômicas encontradas. II. A valva semilunar única (valva truncal) é frequentemente displásica, com estenose, regurgitação ou ambos, o que contribui para a fisiopatologia da doença. III. Anomalias do arco aórtico, das artérias coronárias, persistência de canal arterial e comunicação interventricular são associações comuns.

Assinale a alternativa correta.
Paciente de 12 meses evolui com choque cardiogênico. Ecocardiograma: miocardiopatia dilatada com importante disfunção global do VE, a fração de ejeção é de 22%. Exame físico: taquicardico, FC 182 bpm, intubado, PA 92x48mm Hg, pulmão com crepitações bilateralmente. Com relação ao tratamento do choque, assinale a alternativa que apresenta a melhor opção.
Assinale a alternativa que apresenta qual dos seguintes achados ao ecocardiograma é compatível com síndrome hepatopulmonar.
Lactente com suspeita de cardiopatia congênita apresentou insuficiência respiratória e foi intubado. Pela gravidade do quadro, optou-se por passar cateter em veia jugular interna direita. O cateter foi passado guiado por ultrassom sem intercorrências e o médico que passou teve certeza de que estava na veia. Porém, ao colher exame desse cateter, observou-se uma saturação na veia cava superior de 94%. Assinale a alternativa que apresenta qual das seguintes cardiopatias justifica este achado.
Um adolescente de 14 anos é levado para avaliação cardiológica visando à prática de atividades físicas. Exame físico: leve sobrepeso e pressão arterial aferida no membro superior direito com manguito adequado de 180x100 mmHg, os pulsos são universalmente palpáveis, porém a amplitude é muito reduzida em membros inferiores. Assinale a alternativa que apresenta o provável diagnóstico.