Questões da prova:
ADM&TEC - 2020 - Concurso Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE - Professor de História
limpar filtros
16 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 4
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Português
mostrar texto associado
Leia o texto 'O que é o homem leão, de Hohlenstein Stadel?' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. A paleontóloga e arqueóloga Elisabeth Schmid defendeu que a estatueta de Hohlenstein Stadel se tratava da figura de uma mulher leão, como se pode concluir a partir da leitura cuidadosa das informações do texto. II. As informações presentes no texto permitem inferir que, devido ao início da Segunda Guerra Mundial, o estudo dos fragmentos do homem leão teve de ser deixado de lado e acabaram ficando esquecidos por trinta anos.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A paleontóloga e arqueóloga Elisabeth Schmid defendeu que a estatueta de Hohlenstein Stadel se tratava da figura de uma mulher leão, como se pode concluir a partir da leitura cuidadosa das informações do texto. II. As informações presentes no texto permitem inferir que, devido ao início da Segunda Guerra Mundial, o estudo dos fragmentos do homem leão teve de ser deixado de lado e acabaram ficando esquecidos por trinta anos.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. Os municípios brasileiros, com o apoio dos estados e da União, devem desestimular e impedir a destinação de recursos e espaços para as programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e para a juventude, como pode ser observado no artigo 59, da Lei nº 8.069, de 1990. II. No processo educacional, devem-se respeitar os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social das crianças e dos adolescentes, garantindo-se a esses a liberdade da criação e vedando-lhes o acesso às fontes de cultura, como pode ser observado no artigo 58, da Lei nº 8.069, de 1990.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Os municípios brasileiros, com o apoio dos estados e da União, devem desestimular e impedir a destinação de recursos e espaços para as programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e para a juventude, como pode ser observado no artigo 59, da Lei nº 8.069, de 1990. II. No processo educacional, devem-se respeitar os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social das crianças e dos adolescentes, garantindo-se a esses a liberdade da criação e vedando-lhes o acesso às fontes de cultura, como pode ser observado no artigo 58, da Lei nº 8.069, de 1990.
Marque a alternativa CORRETA:
Disciplina:
Pedagogia
Analise as afirmativas a seguir:
I. Por impregnarem toda a prática cotidiana da escola, os conteúdos de Ética relegam o convívio escolar. São eles: justiça, diálogo, respeito mútuo e solidariedade. Cada um dos blocos de conteúdo está intimamente relacionado com os demais, assim como com o princípio de dignidade do ser humano. II. Na escola, o trabalho a ser realizado em torno do tema "Ética" deve organizar-se de forma a possibilitar que os estudantes sejam capazes de construir uma imagem abatida de si, o respeito próprio traduzido pela confiança em sua capacidade de escolher e realizar seu projeto de vida e pela rejeição das normas morais que garantam, a todos, essa realização.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Por impregnarem toda a prática cotidiana da escola, os conteúdos de Ética relegam o convívio escolar. São eles: justiça, diálogo, respeito mútuo e solidariedade. Cada um dos blocos de conteúdo está intimamente relacionado com os demais, assim como com o princípio de dignidade do ser humano. II. Na escola, o trabalho a ser realizado em torno do tema "Ética" deve organizar-se de forma a possibilitar que os estudantes sejam capazes de construir uma imagem abatida de si, o respeito próprio traduzido pela confiança em sua capacidade de escolher e realizar seu projeto de vida e pela rejeição das normas morais que garantam, a todos, essa realização.
Marque a alternativa CORRETA:
Disciplina:
História
Analise as afirmativas a seguir:
I. O processo de centralização política e a divinização da figura do faraó, no Egito Antigo, tiveram grande importância para a construção das primeiras pirâmides. Essas construções, que estabelecem um importante marco na arquitetura egípcia, têm como as principais representantes as três pirâmides do deserto de Gizé, construídas para os faraós, Quéops, Quéfren e Miquerinos. II. Embora não tenha sido um movimento exclusivamente religioso, as cruzadas tiveram o espírito de religiosidade da cristandade europeia como fator importante de sua formação. Assim, o termo “Cruzada” foi utilizado para designar qualquer dos movimentos militares de inspiração cristã que partiram da Europa Ocidental em direção à Terra Santa e à cidade de Jerusalém com o intuito de conquistá-las, ocupá-las e mantê-las sob domínio cristão.
Marque a alternativa CORRETA:
I. O processo de centralização política e a divinização da figura do faraó, no Egito Antigo, tiveram grande importância para a construção das primeiras pirâmides. Essas construções, que estabelecem um importante marco na arquitetura egípcia, têm como as principais representantes as três pirâmides do deserto de Gizé, construídas para os faraós, Quéops, Quéfren e Miquerinos. II. Embora não tenha sido um movimento exclusivamente religioso, as cruzadas tiveram o espírito de religiosidade da cristandade europeia como fator importante de sua formação. Assim, o termo “Cruzada” foi utilizado para designar qualquer dos movimentos militares de inspiração cristã que partiram da Europa Ocidental em direção à Terra Santa e à cidade de Jerusalém com o intuito de conquistá-las, ocupá-las e mantê-las sob domínio cristão.
Marque a alternativa CORRETA:
Disciplina:
História
Analise as afirmativas a seguir:
I. A independência dos EUA teve forte influência iluminista, sendo considerada o primeiro movimento inspirado por esses ideais que tomou grande proporção, a ponto de influenciar posteriormente a Revolução Francesa. Porém, no caso dos Estados Unidos (assim como em todo o continente americano), o pensamento liberal do iluminismo chegou de forma adaptada e permitiu algumas concessões. II. No contexto da Revolução Francesa, os Girondinos eram moderados e apoiavam grupos econômicos que desenvolviam o comércio exterior. Os Jacobinos, por sua vez, representavam a pequena burguesia, os comerciantes e os profissionais liberais. Os Jacobinos adotaram uma postura contra a monarquia e queriam aprofundar as mudanças revolucionárias.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A independência dos EUA teve forte influência iluminista, sendo considerada o primeiro movimento inspirado por esses ideais que tomou grande proporção, a ponto de influenciar posteriormente a Revolução Francesa. Porém, no caso dos Estados Unidos (assim como em todo o continente americano), o pensamento liberal do iluminismo chegou de forma adaptada e permitiu algumas concessões. II. No contexto da Revolução Francesa, os Girondinos eram moderados e apoiavam grupos econômicos que desenvolviam o comércio exterior. Os Jacobinos, por sua vez, representavam a pequena burguesia, os comerciantes e os profissionais liberais. Os Jacobinos adotaram uma postura contra a monarquia e queriam aprofundar as mudanças revolucionárias.
Marque a alternativa CORRETA: