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IBFC - 2023 - Prefeitura Municipal de Várzea Paulista - SP - Professor de Educação Indígena
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Disciplina:
Pedagogia
A construção e o desenvolvimento de programas e cursos específicos para a formação de professores indígenas devem seguir os dispostos na Resolução nº 1, de 7 de janeiro de 2015. Analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Os sistemas de ensino devem garantir aos professores indígenas a formação em escolas não-indígenas, e quando for o caso, dar-se-á prioridade para os docentes formados em pedagogia.
( ) A formação continuada de professores indígenas dar-se-á por meio de atividades formativas, cursos e programas específicos de atualização, extensão, aperfeiçoamento, especialização, mestrado e doutorado.
( ) Os sistemas de ensino devem garantir aos professores indígenas a formação inicial em serviço e, quando for o caso, a formação inicial e continuada concomitante com a sua escolarização.
( ) A formação continuada de professores indígenas dar-se-á, exclusivamente, por cursos de pós-graduação em mestrado e doutorado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) Os sistemas de ensino devem garantir aos professores indígenas a formação em escolas não-indígenas, e quando for o caso, dar-se-á prioridade para os docentes formados em pedagogia.
( ) A formação continuada de professores indígenas dar-se-á por meio de atividades formativas, cursos e programas específicos de atualização, extensão, aperfeiçoamento, especialização, mestrado e doutorado.
( ) Os sistemas de ensino devem garantir aos professores indígenas a formação inicial em serviço e, quando for o caso, a formação inicial e continuada concomitante com a sua escolarização.
( ) A formação continuada de professores indígenas dar-se-á, exclusivamente, por cursos de pós-graduação em mestrado e doutorado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Disciplina:
Pedagogia
Sobre o ensino de línguas, dentro do currículo das Escolas Indígenas, questões são elevadas à importância, no respeito a dimensão formativa. Sobre este tema, assinale a alternativa incorreta.
Disciplina:
Pedagogia
Como posto na Resolução CNE/CEB, nº 5, de 22 de junho de 2012, art.3º, constituem objetivos da Educação Indígena proporcionar aos indígenas, suas comunidades e povos:
I. deve-se constituir um espaço para a manutenção da cultura indígena e reconhecimento de sua singularidade; neste sentido, as concepções pedagógicas voltam-se unicamente às memórias de seus povos, sem elevar a importância de sociedades não-indígenas ou as relações interculturais.
II. a recuperação de suas memórias históricas; a reafirmação de suas identidades étnicas; a valorização de suas línguas e ciências.
III. o acesso às informações, conhecimentos técnicos, científicos e culturais da sociedade nacional e demais sociedades indígenas e não-indígenas.
IV. deve se constituir num espaço de construção de relações interétnicas orientadas para a manutenção da pluralidade cultural, pelo reconhecimento de diferentes concepções pedagógicas e pela afirmação dos povos indígenas como sujeitos de direitos.
Assinale a alternativa incorreta.
I. deve-se constituir um espaço para a manutenção da cultura indígena e reconhecimento de sua singularidade; neste sentido, as concepções pedagógicas voltam-se unicamente às memórias de seus povos, sem elevar a importância de sociedades não-indígenas ou as relações interculturais.
II. a recuperação de suas memórias históricas; a reafirmação de suas identidades étnicas; a valorização de suas línguas e ciências.
III. o acesso às informações, conhecimentos técnicos, científicos e culturais da sociedade nacional e demais sociedades indígenas e não-indígenas.
IV. deve se constituir num espaço de construção de relações interétnicas orientadas para a manutenção da pluralidade cultural, pelo reconhecimento de diferentes concepções pedagógicas e pela afirmação dos povos indígenas como sujeitos de direitos.
Assinale a alternativa incorreta.
Disciplina:
Pedagogia
De acordo como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica: A Educação Infantil, etapa educativa e de cuidados, é um direito dos povos indígenas que deve ser garantido e realizado com o compromisso de qualidade sociocultural e de respeito aos preceitos da educação diferenciada e específica. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. A Educação Infantil pode ser também uma opção de cada comunidade indígena que tem a prerrogativa de, ao avaliar suas funções e objetivos a partir de suas referências culturais, decidir sobre a implantação ou não da mesma, bem como sobre a idade de matrícula de suas crianças na escola.
II. O sistema de ensino para o segmento da Educação Infantil, e sua implementação, independe de consulta pública, e a escolha curricular é realizada, exclusivamente, por professores e gestores de suas respectivas escolas indígenas.
III. Os sistemas de ensino devem promover consulta livre, prévia e informada acerca da oferta da Educação Infantil a todos os envolvidos com a educação das crianças indígenas, tais como pais, mães, avós, “os mais velhos”, professores, gestores escolares e lideranças comunitárias, visando a uma avaliação que expresse os interesses legítimos de cada comunidade indígena.
IV. A Educação Infantil é determinante em cada comunidade, portanto de obrigatoriedade, como posto em documentos normativos. A avaliação continuada dos estudantes, desta faixa etária, deve garantir o direito de compreender os signos de linguagem escrita (alfabetização), como eixos determinantes do desenvolvimento infantil.
Assinale a alternativa correta.
I. A Educação Infantil pode ser também uma opção de cada comunidade indígena que tem a prerrogativa de, ao avaliar suas funções e objetivos a partir de suas referências culturais, decidir sobre a implantação ou não da mesma, bem como sobre a idade de matrícula de suas crianças na escola.
II. O sistema de ensino para o segmento da Educação Infantil, e sua implementação, independe de consulta pública, e a escolha curricular é realizada, exclusivamente, por professores e gestores de suas respectivas escolas indígenas.
III. Os sistemas de ensino devem promover consulta livre, prévia e informada acerca da oferta da Educação Infantil a todos os envolvidos com a educação das crianças indígenas, tais como pais, mães, avós, “os mais velhos”, professores, gestores escolares e lideranças comunitárias, visando a uma avaliação que expresse os interesses legítimos de cada comunidade indígena.
IV. A Educação Infantil é determinante em cada comunidade, portanto de obrigatoriedade, como posto em documentos normativos. A avaliação continuada dos estudantes, desta faixa etária, deve garantir o direito de compreender os signos de linguagem escrita (alfabetização), como eixos determinantes do desenvolvimento infantil.
Assinale a alternativa correta.
Disciplina:
Pedagogia
Como esclarecido no Referencial Curricular Nacional para as escolas indígenas (BRASIL, p.93): Os temas transversais são um recurso de trabalho para o desenvolvimento de ______, fazendo dos conteúdos acadêmicos estudados na escola um ______ para pensar questões socialmente relevantes para aquele conjunto de pessoas.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.