Questões da prova:
UECE-CEV - 2018 - SEDUC-CE - Professor - Física
limpar filtros
56 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 12
Questões por página:
Questões por página:
Uma temática importante quando falamos em todos os níveis da educação, é a utilização das tecnologias de informação e comunicação – TICs – como meio auxiliar do professor no processo de ensino e aprendizagem. Com base no uso das TICs como ferramenta para o ensino de física, julgue os itens a seguir.
I. As mídias tecnológicas, mesmo não apresentando a mesma função que a escola, ao emprestar suas múltiplas linguagens aos projetos pedagógicos, apresentam um potencial educativo.
II. Um dos desafios da educação escolar é consolidar a escola como um espaço de compreensão e apropriação das linguagens provenientes das mutações tecnológicas que caracterizam o ensino contemporâneo. Nesse sentido, a escola assume a responsabilidade institucional de ser lugar exclusivo de legitimação do saber.
III. As crianças e adolescentes do século XXI, os denominados “nativos digitais”, por conviverem com tecnologias diversas, possuem facilidade para lidar com as TICs, por isso, não necessitam passar por capacitação em letramento digital.
Está correto somente o que se afirma em
I. As mídias tecnológicas, mesmo não apresentando a mesma função que a escola, ao emprestar suas múltiplas linguagens aos projetos pedagógicos, apresentam um potencial educativo.
II. Um dos desafios da educação escolar é consolidar a escola como um espaço de compreensão e apropriação das linguagens provenientes das mutações tecnológicas que caracterizam o ensino contemporâneo. Nesse sentido, a escola assume a responsabilidade institucional de ser lugar exclusivo de legitimação do saber.
III. As crianças e adolescentes do século XXI, os denominados “nativos digitais”, por conviverem com tecnologias diversas, possuem facilidade para lidar com as TICs, por isso, não necessitam passar por capacitação em letramento digital.
Está correto somente o que se afirma em
Atente para o seguinte excerto sobre avaliação da aprendizagem: “A avaliação praticada nas escolas é a avaliação da culpa e as notas praticadas são utilizadas para classificar os alunos, onde são comparados desempenhos e não os objetivos que se pretende atingir. Esta prática de avaliação se explícita por uma relação autoritária e conservadora que permite ao professor manter a disciplina e atenção dos alunos, desta forma a avaliação da aprendizagem torna-se um instrumento de controle que tudo pode, de forma que coercitiva o aluno, não dando-lhe alternativas que desenvolva meios para que alcance o aprendizado”.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar.18ª ed. São Paulo: Cortez editora,2006.
Utilizando-se como referência inicial o texto acima, é correto concluir-se que, para o autor, avaliação é
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar.18ª ed. São Paulo: Cortez editora,2006.
Utilizando-se como referência inicial o texto acima, é correto concluir-se que, para o autor, avaliação é
Atente para o seguinte excerto: “Para que a aprendizagem significativa ocorra, é preciso entender um processo de modificação do conhecimento, em vez de comportamento em um sentido externo e observável, e reconhecer a importância que os processos mentais têm nesse desenvolvimento (...). Para haver aprendizagem significativa são necessárias duas condições. Em primeiro lugar, o aluno precisa ter uma disposição para aprender: se o indivíduo quiser memorizar o conteúdo arbitrária e literalmente, então a aprendizagem será mecânica. Em segundo, o conteúdo escolar a ser aprendido tem que ser potencialmente significativo, ou seja, ele tem que ser lógica e psicologicamente significativo: o significado lógico depende somente da natureza do conteúdo, e o significado psicológico é uma experiência que cada indivíduo tem”.
MOREIRA, Marco Antonio. A teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. Aprendizagem significativa: condições para ocorrência e lacunas que levam a comprometimentos. São Paulo: Vetor, p.15-44,2008.
Utilizando como referência inicial o texto acima sobre aprendizagem significativa, atente para o que se diz a seguir sobre o ensino de física e assinale a afirmação verdadeira.
MOREIRA, Marco Antonio. A teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. Aprendizagem significativa: condições para ocorrência e lacunas que levam a comprometimentos. São Paulo: Vetor, p.15-44,2008.
Utilizando como referência inicial o texto acima sobre aprendizagem significativa, atente para o que se diz a seguir sobre o ensino de física e assinale a afirmação verdadeira.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - PCNEM -, para permitir um trabalho mais integrado entre todas as áreas de Ciências da Natureza, e destas com Linguagens e Códigos e Ciências Humanas, as competências em Física foram já organizadas de forma a explicitar os vínculos com essas outras áreas. Assim, há competências e habilidades relacionadas principalmente com a investigação e compreensão dos fenômenos físicos, enquanto há outras que dizem respeito à utilização da linguagem física e de sua comunicação, ou, finalmente, que tenham a ver com sua contextualização histórica e social. Considerando esse tema, assinale a afirmação verdadeira.
Na física nuclear, um núcleo de um isótopo de um elemento químico é caracterizado por x Ay, onde A é o símbolo do elemento. Considerando essa notação, é correto afirmar que