Questões da prova:
CONSULPAM - 2023 - Prefeitura Municipal de Araraquara - SP - Professor de História
limpar filtros
40 Questões de concurso encontradas
Página 5 de 8
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
Disciplina:
História
A relação estreita entre Homem e materiais se configurou tão significativa e importante, como ainda se configura, que eras diferentes da humanidade receberam o nome do material mais importante em cada uma delas desde a Idade da Pedra à Era dos Metais, passando pelas eras batizadas com o nome da civilização dominante num dado período (períodos helênicos, romanos, bizantinos e islâmicos), pela Era Moderna e chegando-se hoje ao que se tem convencionado chamar de Era do Silício. (OLSON, 2001, p.25).
Quanto aos períodos da Pré-História e seus acontecimentos, considere os itens a seguir:
I- A Pré-História se divide em dois grandes períodos: a Idade da Pedra (compreendida entre o aparecimento dos primeiros hominídeos e mais ou menos 10000 a.C.) e a Idade dos Metais (5000 a.C. até o surgimento da escrita, por volta de 3500 a.C.).
II- A Idade Pedra divide-se em Período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada (do surgimento da humanidade até 8000 a.C.) e Período Neolítico ou Idade da Pedra Polida (de 8000 a.C. até 5000 a.C.).
III- Na Idade dos Metais ocorreu o desenvolvimento de técnicas de fundição de metais que possibilitou o abandono progressivo dos instrumentos de pedra. O primeiro metal a ser fundido foi o chumbo, posteriormente o ferro.
IV- A prática da construção de casas durante o Neolítico apresentou algumas e marcantes inovações tecnológicas, como a estratégia de construção de casas pelo uso de argila reforçada por resíduos vegetais.
É CORRETO o que se afirma em:
Quanto aos períodos da Pré-História e seus acontecimentos, considere os itens a seguir:
I- A Pré-História se divide em dois grandes períodos: a Idade da Pedra (compreendida entre o aparecimento dos primeiros hominídeos e mais ou menos 10000 a.C.) e a Idade dos Metais (5000 a.C. até o surgimento da escrita, por volta de 3500 a.C.).
II- A Idade Pedra divide-se em Período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada (do surgimento da humanidade até 8000 a.C.) e Período Neolítico ou Idade da Pedra Polida (de 8000 a.C. até 5000 a.C.).
III- Na Idade dos Metais ocorreu o desenvolvimento de técnicas de fundição de metais que possibilitou o abandono progressivo dos instrumentos de pedra. O primeiro metal a ser fundido foi o chumbo, posteriormente o ferro.
IV- A prática da construção de casas durante o Neolítico apresentou algumas e marcantes inovações tecnológicas, como a estratégia de construção de casas pelo uso de argila reforçada por resíduos vegetais.
É CORRETO o que se afirma em:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
Disciplina:
História
Em “Memória e identidade social”, Michel Pollack procurou definir os elementos constitutivos da memória. Em primeiro lugar, os acontecimentos vividos pessoalmente ou, em outras palavras, aqueles que fazem parte de nós mesmos, portadores de lembranças de um passado que se quer único. Em segundo lugar, os vividos “por tabela”, ou seja, as possibilidades abertas pelo fenômeno de projeção ou de identificação tão forte com um passado, que pessoas que não o viveram se sentem coparticipantes e sujeitos desse mesmo passado. Isso significa dizer que é possível nos lembrarmos de algo que não nos atingiu diretamente, mas que, por uma razão ou outra, contaminou nossa própria lembrança. Assim, é coerente registrar que há acontecimentos que traumatizam tanto um grupo, que a memória daquele fato por ser “transmitida ao longo de séculos com altíssimo grau de identificação”. Um terceiro elemento assenta-se na ideia de que a memória também é constituída por personagens, uma vez que há sempre exemplos de indivíduos que personificam determinada lembrança. Por último, os chamados lugares da memória, que podem ser representados por museus, arquivos e monumentos.
(POLLACK, Michael “Memória e identidade social”. Revista estudos históricos. Rio de Janeiro, v.5, n.10,1992, p.201-215. In.: CARDOSO, C. F.; VAINFAS, R. Novos domínios da História. Rio de Janeiro: Editora Campus,2012).
Considerando o texto acima e os elementos constitutivos da memória, assinale a alternativa CORRETA:
(POLLACK, Michael “Memória e identidade social”. Revista estudos históricos. Rio de Janeiro, v.5, n.10,1992, p.201-215. In.: CARDOSO, C. F.; VAINFAS, R. Novos domínios da História. Rio de Janeiro: Editora Campus,2012).
Considerando o texto acima e os elementos constitutivos da memória, assinale a alternativa CORRETA:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
Disciplina:
História
Que é, pois, ser velho na sociedade capitalista? É sobreviver. Sem projeto, impedido de lembrar e de ensinar, sofrendo as adversidades de um corpo que se desagrega à medida que a memória vai-se tornando cada vez mais viva, a velhice, que não existe para si mas somente para o outro. E este outro é um opressor. (BOSI,1998, p.8).
De acordo com o trecho acima e considerando a relação entre memória e sociedade na obra de Bosi, assinale a alternativa CORRETA:
De acordo com o trecho acima e considerando a relação entre memória e sociedade na obra de Bosi, assinale a alternativa CORRETA:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
Disciplina:
Pedagogia
As mudanças operadas no ensino de História nas últimas décadas do século XX ocorreram articuladas às transformações sociais, políticas e educacionais de uma forma mais ampla, bem como àquelas ocorridas no interior dos espaços acadêmicos, escolares e na indústria cultural. (FONSECA,2005, p.15)
Considerando o texto acima e as mudanças ocorridas no ensino de história no século XX, assinale a alternativa CORRETA:
Considerando o texto acima e as mudanças ocorridas no ensino de história no século XX, assinale a alternativa CORRETA:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
Disciplina:
Pedagogia
As lembranças de muitos alunos da História escolar e os livros escolares produzidos no século XIX indicam o predomínio de um método de ensino voltado para a memorização. Aprender História significava saber de cor nomes e fatos com suas datas, repetindo exatamente o que estava escrito no livro ou copiado nos cadernos. (BITTENCOURT,2004, p.67).
Com base nesse método de ensino de História e considerando o texto acima, assinale a alternativa CORRETA:
Com base nesse método de ensino de História e considerando o texto acima, assinale a alternativa CORRETA: