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FGV - 2022 - SME-SP Secretaria Municipal de Educação de São Paulo - Professor de Ensino Fundamental II - Ciências
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Questões por página:
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Disciplina:
Ciências
Observe a seguir uma ilustração comumente usada nas aulas de ciências para representar a organização das partículas de uma substância nos diferentes estados físicos.
Em relação a este tema, é correto afirmar que
Em relação a este tema, é correto afirmar que
Disciplina:
Ciências
A matriz elétrica brasileira é reconhecida como uma das mais limpas do mundo, como pode ser observado no gráfico a seguir, que mostra o conjunto de fontes disponíveis para a geração de energia elétrica.
Sobre a matriz elétrica brasileira, analise os itens a seguir:
I. A biomassa corresponde à matéria orgânica, sendo dependente do processo fotossintético. Ela pode ser aproveitada diretamente como combustível ou usada para produção de biocombustíveis como o etanol. II. Apenas 9,1% da matriz é formada por fontes de energia não renováveis, o que faz com que o país emita, proporcionalmente, poucos gases de efeito estufa. III. As usinas hidrelétricas não causam impactos socioambientais, sendo por isso consideradas fontes de energia limpa.
Está correto o que se afirma em
Sobre a matriz elétrica brasileira, analise os itens a seguir:
I. A biomassa corresponde à matéria orgânica, sendo dependente do processo fotossintético. Ela pode ser aproveitada diretamente como combustível ou usada para produção de biocombustíveis como o etanol. II. Apenas 9,1% da matriz é formada por fontes de energia não renováveis, o que faz com que o país emita, proporcionalmente, poucos gases de efeito estufa. III. As usinas hidrelétricas não causam impactos socioambientais, sendo por isso consideradas fontes de energia limpa.
Está correto o que se afirma em
Disciplina:
Ciências
Para o estudo da fotossíntese, uma professora realizou com a turma o seguinte experimento:
1. Em dois tubos de ensaio, os alunos adicionaram 20mL de água contendo algumas gotas de solução de NaOH. Em seguida, adicionaram 5 gotas de azul de bromotimol em cada tubo.2. Com um canudo, misturaram a água e o azul de bromotimol. A água dos tubos ficou azul.3. Usando o canudo, um aluno soprou cuidadosamente em cada tubo, até que a água ficasse amarela.4. Colocaram um pequeno ramo de elódea em cada tubo e tamparam os tubos com uma rolha.5. Envolveram totalmente um dos tubos com cartolina preta e colocaram os dois tubos em frente a uma fonte de luz.
A figura a seguir ilustra as etapas do experimento descrito acima.
Transcorridas algumas horas após o início do experimento, deve-se esperar que a água do tubo mantido
1. Em dois tubos de ensaio, os alunos adicionaram 20mL de água contendo algumas gotas de solução de NaOH. Em seguida, adicionaram 5 gotas de azul de bromotimol em cada tubo.2. Com um canudo, misturaram a água e o azul de bromotimol. A água dos tubos ficou azul.3. Usando o canudo, um aluno soprou cuidadosamente em cada tubo, até que a água ficasse amarela.4. Colocaram um pequeno ramo de elódea em cada tubo e tamparam os tubos com uma rolha.5. Envolveram totalmente um dos tubos com cartolina preta e colocaram os dois tubos em frente a uma fonte de luz.
A figura a seguir ilustra as etapas do experimento descrito acima.
Transcorridas algumas horas após o início do experimento, deve-se esperar que a água do tubo mantido
Disciplina:
Biologia
Quando estudamos o sistema circulatório dos animais, normalmente nos deparamos com classificações como circulação “aberta ou fechada”, “simples ou dupla”, “completa ou incompleta”.
No caso de aves e mamíferos, a circulação é classificada como dupla, o que significa que
No caso de aves e mamíferos, a circulação é classificada como dupla, o que significa que
Disciplina:
Engenharia Ambiental e Sanitária
Uma das dificuldades para a reciclagem das embalagens plásticas é que, em geral, elas são descartadas misturadas. Como as embalagens podem ser compostas de diferentes tipos de plástico, é preciso separá-los de acordo com sua constituição para que possam ser reciclados adequadamente, sem que as propriedades físicas e mecânicas sejam alteradas. Assim, em certas indústrias de reciclagem, depois que as embalagens plásticas são moídas, seus fragmentos passam por uma banheira com água para que ocorra a separação dos diferentes tipos de plástico que os compõem. No caso de garrafas de refrigerante, fragmentos de politereftalato de etileno (PET) que compõe o corpo da garrafa afundam, enquanto fragmentos de polietileno de alta densidade (PEAD), que compõe a tampa, flutuam.
Com relação à técnica de separação descrita e as propriedades dos plásticos, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A separação do politereftalato de etileno (PET) e do polietileno de alta densidade (PEAD) é possível porque são plásticos que possuem densidades, respectivamente, maior e menor que 1,0 g/cm3. ( ) Se na mistura formada pelas partículas de embalagens moídas existir um plástico com densidade maior que a densidade do PET, será possível separá-lo adicionando uma quantidade determinada de sal à agua da banheira. ( ) Considere dois blocos maciços, um composto de plástico PET e o outro, de PEAD. Se os blocos possuem a mesma massa, o bloco composto de PET terá maior volume.
As afirmativas são, respectivamente,
Com relação à técnica de separação descrita e as propriedades dos plásticos, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A separação do politereftalato de etileno (PET) e do polietileno de alta densidade (PEAD) é possível porque são plásticos que possuem densidades, respectivamente, maior e menor que 1,0 g/cm3. ( ) Se na mistura formada pelas partículas de embalagens moídas existir um plástico com densidade maior que a densidade do PET, será possível separá-lo adicionando uma quantidade determinada de sal à agua da banheira. ( ) Considere dois blocos maciços, um composto de plástico PET e o outro, de PEAD. Se os blocos possuem a mesma massa, o bloco composto de PET terá maior volume.
As afirmativas são, respectivamente,